Talvez em homenagem ao ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho (MDB), a governadora Fátima Bezerra (PT) tenha deixado para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) a Secretaria de Recursos Hídricos, uma vez que ele foi considerado o “Governador das Águas” por ter investido altos recursos financeiros de sua gestão na construção de adutoras, que hoje ainda cobrem várias regiões.
Em sua participação da segunda gestão da governadora, agora que tem Walter Alves como seu vice-governador, além da vice-governadoria, o MDB vai administrar também o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).
Na visão de Walter Alves, que no próximo dia 31 renunciará ao cargo de deputado federal para assumir o novo cargo para o qual foi eleito juntamente com a professora Fátima Bezerra, administrar o DER/RN, até o momento sem grandes recursos financeiros para atender às suas reais necessidades, será um grande desafio. Mas, ao mesmo tempo, com boas perspectivas de melhorar a qualidade das estradas estaduais, uma vez que o MDB, em nível nacional, deverá comandar o Ministério dos Transportes, possibilitando convênios com transferências de verbas para atender ao setor.
Quanto ao gerenciamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, o MDB entende que a atividade será um marco na nova gestão da professora Fátima Bezerra, ao mesmo tempo em que se presta uma homenagem ao ex-governador Garibaldi Alves, reconhecido pela população norte-rio-grandense como o “Governador das Águas”.
Houve, inclusive, quem sugerisse o nome do ex-governador, como referência, para administrar a pasta, o que foi prontamente declinado. Os nomes a serem indicados pelo MDB para as duas pastas da SEMARH e do DER ainda não foram revelados pelo presidente estadual do partido vice-governador Walter Alves, que deverá discutir o assunto com o ex-governador Garibaldi Filho e demais membros do partido, que sempre são ouvidos em idênticas ocasiões.