Por Renata Carvalho
Enquanto nos bastidores da política natalense, a ida da vereadora Margarete Régia para o Republicanos, do prefeito Álvaro Dias, é dada como certa, a parlamentar afirma que ainda não definiu seu destino para a disputa do pleito de 2024.
Margarete foi eleita em 2020, pelo PROS, com 2.291 votos e afirma que tem o diálogo aberto, com algumas possibilidades, além do Republicanos: “Me sinto honrada por receber convites de diversos partidos, como: Republicanos, União Brasil, PDT, PSB, PCdoB e PT. Estamos analisando as nominatas”.
O encontro mais recente aconteceu nesta terça-feira (12), atendendo um chamado da governadora Fátima Bezerra que, segundo a vereadora, formalizou um convite para ingressar no PT ou no PDT: “A conversa foi muito boa, de alinhamento e de cobranças também, quanto ao Pro Transportes da zona Norte, uma obra que está parada há mais de 20 anos e a reforma da Escola Estadual Isabel Gondim, do bairro das Rocas, quase centenária, luta constante nossa, e de uma grande relevância para Natal”.
Nas redes sociais, a governadora registrou o momento como “muito proveitoso a respeito de importantes projetos e demandas para a cidade de Natal”. A reunião também contou com a presença da deputada federal Natália Bonavides, que destacou a importância da liderança exercida por Margarete Régia no Legislativo natalense: “Reunião muito boa com a governadora Fátima Bezerra e a vereadora Margarete Régia, que é uma liderança importante da Câmara Municipal de Natal. Nossa cidade tem muito a avançar e estamos juntas nessa luta!”
A janela partidária – período no qual vereadores podem trocar de partido sem perder o mandato – segue aberta até 05 de abril e a parlamentar considera aproveitar as próximas semanas para analisar cenários, acrescentando que o momento requer atenção: “Esse é um momento difícil de decisão. Acredito que no início do mês abril deveremos estar decidindo para qual partido iremos”.
Sobre possíveis apoios a pré-candidatos à prefeitura de Natal, a decisão também segue em aberto: “Tudo dependerá da nominata que estivermos para definir nosso apoio. O cenário de hoje pode abrigar muitos nomes, mas o povo vai decidir por quem apresentar a melhor proposta de políticas públicas, emprego e comida na mesa. Além do cuidado com a infraestrutura básica. O povo está sofrido, mesmo que não se dê relevância ao assunto, precisamos debater mais o social”.
POSSIBILIDADE DE DISPUTA ENTRE IRMÃOS NA CÂMARA DE NATAL
A corrida por uma cadeira na Casa Legislativa no ano de 2024 pode provocar uma disputa entre irmãos: O ex-deputado estadual e ex-vereador, Albert Dickson e a vereadora Margarete Régia.
Filiado ao PSDB, Dickson deverá migrar para o União Brasil, mesmo partido de sua esposa, ex-deputada Carla Dickson, que poderá assumir o mandato de deputada federal, caso Paulinho Freire seja eleito prefeito de Natal. Albert, que atualmente está sem mandato, tem manifestado o desejo de retornar ao Palácio Frei Miguelinho, onde iniciou sua carreira política e até presidiu a Casa. Se ele realmente decidir ser candidato a vereador, teremos uma disputa entre os irmãos Albert e Margarete, por partidos diferentes.
Diante do fato, a vereadora destacou o trabalho feito pelo irmão durante a trajetória política: “Quanto ao Dr. Albert Dickson, ele tem um trabalho voltado para o social há muitos anos, isso credita ao mesmo pleitear uma vaga, dentro da democracia que vivemos. Como também temos nossa conduta permanente de trabalho, principalmente com a população mais pobre de Natal.
Fazer o bem é o que importa, seja irmão ou não, todos que se lançam candidatos deveriam ter esse princípio e comprometimento com a população”. Procurado pela reportagem do Diário do RN, Albert Dickson não se pronunciou a respeito de seu futuro político.