A Agência de Fomento do RN (AGN-RN) passa integrar a nova diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). A eleição foi realizada, por aclamação de chapa única, na tarde desta quarta-feira (24), em Brasília. A diretoria eleita tem o mandato para o biênio 2023-2025.
Celso Pansera, da Finep, assume a presidência da Associação. A diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, representará a região Nordeste junto ao Sistema Nacional de Fomento a partir da Associação. A dirigente já havia integrado o Conselho Fiscal e a presidência da Comissão de Comunicação da entidade.
“É uma nova missão que abraçamos na ABDE e junto ao Sistema Nacional de Fomento. Me sinto honrada pelo convite e vamos continuar a luta para fortalecer as instituições de fomento e bancos de desenvolvimento, impulsionar o desenvolvimento social, econômico e sustentável no país, e claro, no RN”, comentou Márcia.
A ABDE é um importante fórum de discussão, construção e execução de ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento, composto por Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o país. Os associados são bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento, bancos cooperativos, agências de fomento, entre outros.
A entidade atua ainda no aprimoramento da atuação dos associados e contribui para o fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento, o impulso ao financiamento eficiente e acessível para o desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental – do país e representar com excelência os interesses dos associados.