Um levantamento realizado pela Neoenergia Cosern mostra que 18.186 pessoas dos 21 municípios que integram o Seridó potiguar estão aptas a receber o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O programa, que oferece descontos de até 65% na fatura de energia, ainda não foi acessado por essas famílias, que têm direito a esse abatimento.
A Tarifa Social é destinada a famílias de baixa renda inscritas nos programas sociais do Governo Federal, como o Cadastro Único (CadÚnico). Para garantir o benefício, é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB), além de informações atualizadas no sistema. No entanto, muitos beneficiários enfrentam dificuldades para acessar o programa devido à titularidade das contas de energia, que em sua maioria estão no nome de proprietários de imóveis alugados ou cedidos, e não dos próprios moradores.
De janeiro a dezembro de 2024, a Neoenergia Cosern fez um cadastro proativo, inserindo mais de 82,5 mil pessoas na Tarifa Social de Energia Elétrica, o que aumentou para mais de 388 mil o número de famílias beneficiadas no Rio Grande do Norte. Embora a companhia tenha feito a inserção automática de beneficiários que são titulares das contas de energia, as pessoas que moram em imóveis alugados ou cedidos precisam buscar o cadastro manual.
Como acessar o benefício
As famílias que ainda não estão inscritas no programa devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para regularizar a situação no Cadastro Único. O processo de cadastro também pode ser feito pelo WhatsApp da Neoenergia, no site oficial da empresa ou em lojas de atendimento. Para garantir a continuidade do benefício, é importante que as informações do beneficiário sejam atualizadas a cada dois anos ou sempre que houver mudança no núcleo familiar ou no endereço de moradia.
Embora o processo de adesão à Tarifa Social seja simples, a Neoenergia alerta que a inscrição não é cumulativa. Ou seja, caso duas pessoas da mesma família possuam o NIS ou NB, apenas uma poderá se inscrever. O desconto concedido pelo programa é válido para apenas uma unidade consumidora por família.
Quem tem direito à TSEE?
A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia famílias com uma série de condições específicas:
- Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, com renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo.
- Famílias que possuam alguém com doença ou patologia que exija o uso contínuo de aparelhos médicos.
- Famílias com idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Ao todo, os 21 municípios do Seridó potiguar possuem um grande número de famílias aptas a se beneficiar, mas que ainda precisam regularizar a sua situação para garantir o abatimento na fatura de energia elétrica. A Neoenergia Cosern segue orientando os clientes sobre como acessar o programa e incentivar a adesão ao benefício.
Confira abaixo os municípios e o número de famílias aptas à Tarifa Social de Energia Elétrica:
- Acari: 523 famílias
- Caicó: 3.970 famílias
- Carnaúba dos Dantas: 392 famílias
- Cerro Corá: 644 famílias
- Cruzeta: 607 famílias
- Currais Novos: 1.990 famílias
- Equador: 573 famílias
- Florânia: 639 famílias
- Ipueira: 127 famílias
- Jardim de Piranhas: 1.648 famílias
- Jardim do Seridó: 614 famílias
- Jucurutu: 1.305 famílias
- Ouro Branco: 338 famílias
- Parelhas: 1.967 famílias
- Santana do Seridó: 132 famílias
- São João do Sabugi: 556 famílias
- São José do Seridó: 335 famílias
- São Vicente: 416 famílias
- Serra Negra do Norte: 576 famílias
- Tenente Laurentino Cruz: 646 famílias
- Timbaúba dos Batistas: 188 famílias