O lançamento da FIART 2023 aconteceu nesta quinta-feira (12) com a apresentação para a imprensa e convidados. Entre eles, vários secretários de estado, o que confirma a importância do evento dentro da cadeia produtiva e na geração de empregos. “O artesão vive da sua arte nos espaços de comercialização e a FIART como uma grande vitrine proporciona isso ao artesão. É uma atividade que integra vários órgãos do governo e, cada vez mais, a gente se integra com o turismo, com a cultura, com a infraestrutura e agora também com a agricultura familiar”, destacou a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, que também representava a Governadora Fátima Bezerra.
Este ano, a feira faz homenagem aos artesãos que trabalham com bordados, fios e tecidos dentre outras variadas artes.
A expectativa da organização é que cerca de 50 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções durante os 10 dias de feira. A estrutura conta com 320 estandes e a previsão de vendas gira em torno de 5 milhões de reais.
Mais uma vez, a programação contempla o Festival FIART Cultural integrando quatro ações: A Mostra de Arte e Cultura – com Mostra de Cordel, Mostra de Bandas, Mostra de João Redondo (Mamulengo), Batalha de Breaking e apresentações de dança e música durante todos os dias da FIART; Festival Parafolclórico (Competitivo) e Mostra de Grupos Folclóricos em parceria com as Prefeituras; Salão “O melhor do artesanato potiguar”; e ainda o Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.
A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio da Prefeitura de Natal e da Unimed Natal, através da Lei Municipal Djalma Maranhão, além do apoio do Sebrae/RN e organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.
A feira acontece sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal.