Terminada a campanha eleitoral em que se elegeu deputada estadual, tendo como seu mais forte reduto eleitoral o município de São Gonçalo do Amarante, Terezinha Maia (PL) se mostrou decepcionada com prefeito Eraldo Paiva (PT). Apesar de liberar lideranças, secretários municipais e vereadores de sua base para votar na esposa do ex-prefeito Paulo Emídio (falecido em pleno exercício do mandato), Eraldo foi coerente em oferecer seu apoio direto à deputada estadual Divaneide Basílio, do seu partido, o PT.
A deputada estadual diplomada Terezinha Maia não tem escondido o seu descontentamento com o fato do prefeito Eraldo Paiva ter preferido apoiar a candidata do PT, uma vez que ela esperava, conforme tem dito a vários correligionários, ser merecedora do apoio direto daquele que foi companheiro de chapa do ex-prefeito Paulinho Emídio por duas oportunidades.
Em recente acontecimento na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, a deputada Terezinha Maia aproveitou a ocasião para derramar lamentos pela falta de apoio direto do prefeito Eraldo Paiva à sua candidatura à Assembleia Legislativa.
No mesmo evento, diante do constrangimento, o vereador Geraldo Veríssimo, empossado presidente do legislativo de São Gonçalo do Amarante, em pronunciamento tentou corrigir o que chamou de vitimismo da deputada eleita e salientou que “o apoio que recebeu do prefeito Eraldo foi a liberação de vários secretários e cargos comissionados, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo seu marido o ex-prefeito Paulinho Emídio”.
PLEITO MUNICIPAL
Essas discordâncias públicas de quem eram aliados políticos até nem pouco tempo se deve ao fato da proximidade do pleito municipal, quando já se conhece as movimentações em torno da sucessão do prefeito Eraldo Paiva, que está completando o mandato do qual foi eleito vice-prefeito na chapa do prefeito Paulo Emídio de Medeiros, falecido no dia 9 de maio do ano passado.
Enquanto o atual prefeito tem demonstrado sua pretensão em renovar o mandato nas próximas eleições de 2024, outros segmentos também se mobilizam com a mesma pretensão e a deputada Terezinha Maia também demonstra esse desejo aproveitando a popularidade de seu marido falecido que à época desfrutava de grande popularidade junto ao eleitorado do município de São Gonçalo do Amarante.
Sobre a provável candidatura de Terezinha Maia a prefeita de São Gonçalo do Amarante, há discussões sobre a viabilidade jurídica, uma vez que a deputada se tornou viúva do prefeito Paulinho Emídio e, assim, fica impossibilitada em disputar a sucessão daquele mandato nas próximas eleições de 2024.