Devoção e procissão são tradição para católicos potiguares há 263 anos, que comemoram a fé em Nossa Senhora da Apresentação
A próxima segunda-feira, 21 de novembro, é o dia da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A data marca o ponto alto das homenagens que começaram no último dia 11. Todos os dias, a imagem réplica da Santa é posta em um altar, ornamentado por flores naturais. Entre as atividades que marcam o período, a peregrinação de Nossa Senhora, visitando os lares natalenses é um dos momentos cheio de graça e simbolismos.
Ana Gabriele, 18 anos, é uma nova peregrina, e auxilia os devotos da santa nesta peregrinação. “Quando a gente recebe Nossa Senhora, é como se fosse uma rainha. Então, lá em casa, todo mundo se reúne em um momento mais íntimo, e a gente consegue sentir a presença dela realmente entre nós, intercedendo pelos nossos”, desabafou.
Após dois anos com adaptações impostas pela pandemia da Covid-19, esse ano existe uma grande expectativa entre os fiéis, conta o Vigário Paroquial da Catedral Metropolitana.
Para Daniel Nunes, a festa é uma tradição que há 263 anos vem se perpetuando. “Cada ano, uma dinâmica, a cada ano fazendo com que o povo volte seu pensar, a sua vontade, sua moral e bons costumes para a dimensão espiritual, ou seja, para buscarmos em Deus força, a coragem, buscarmos em Deus as práticas de um cristão. E a Festa da Padroeira vem justamente para coroar, todo um ano de caminhada, todo um ano que os peregrinos frequentam as comunidades, as paróquias, e sobretudo, vêm à Igreja Catedral para se alimentar da Palavra de Deus”.
A tradição criou-se e perpetuou o devocionismo após a Santa ter sido achada no Rio Potengi e os peregrinos e devotos foram buscando ao longo de todos esses anos se aperfeiçoar com mais estrutura, organização, toda a parte religiosa, maior do que os primórdios de onde a imagem apareceu.
“Todos os dias é dia de agradecer. É gratificante trabalhar na Casa-Mãe e saber que estou tentando fazer o meu melhor”, relata Maria José, 40, que auxilia a Catedral em diversas funções e faz tudo por amor ao unir trabalho e exercer sua fé todos os dias.
MILAGRES
Para os devotos, Nossa Senhora da Apresentação é uma mãe que intercede e dá graças aos seus filhos. Lúcia Maria, com muita emoção, relata uma graça alcançada pela sua fé à Santa. “Meu filho tinha 24 anos quando descobriu que tinha ceratocone, uma doença que significa cegueira total. Ele estava em plena juventude, era muito vaidoso e não conseguia aceitar. Então, eu comecei a pedir à Nossa Senhora e não cansava de implorar pela visão do meu filho. Hoje, aos 47, ele teve a perda da visão de um olho, e o olho esquerdo estacionou o avanço da doença. Só ter estacionado um olho, eu acho que alcancei a graça. Não tenho nem palavras. Eu só tenho a agradecer”.
Histórias como a de Ana Gabriele e Lúcia Maria se multiplicam entre os fiéis, sob o teto da Catedral Metropolitana. Outras surgem nas ruas. A jornalista Andrea Lemos tem na memória cada detalhe do que viveu em 1997. “Meu filho, Samuel Afonso tinha 1 ano e 2 meses, era bastante alérgico, eu e meu marido levamos ele à Promater por causa do cansaço. Chegando no hospital, a médica estava meio insegura e não queria dizer o que meu filho tinha… de lá fomos transferidos para o Varela Santiago e com a piora, ficamos esperando uma vaga na UTI Neonatal e o quadro foi piorando. Meu filho foi desacreditado pelos médicos, me diziam que eu era bastante nova, diziam que só um milagre salvaria a vida do meu filho e mesmo assim, ele teria sequelas.”
Após todo esse momento de luta entre a família, descrença dos médicos a respeito da melhora do quadro do pequeno Samuel, Andrea, ainda mantendo as forças e esperanças, acompanhou uma procissão, ao lado da imagem de Nossa Senhora da Apresentação, de repente ela sentiu uma vontade inesperada. “Senti uma vontade de tirar os sapatos, ficar descalça e fiz a promessa de que enquanto vida eu tivesse, iria vestida de branco com meu filho e o meu marido. Ele estava no hospital com o nosso filho quando viu a procissão e fez uma promessa de ir descalço, em uma sintonia de promessas, isso se tornou uma tradição de família. Após a procissão, meu filho começou a melhorar e saiu da UTI sem nenhuma sequela. Ocorreu um milagre e esse milagre aconteceu pela intercessão de Nossa Senhora da Apresentação”.
PROGRAMAÇÃO
Até domingo (20), ocorre a programação na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Antiga Catedral)
6h – Amanhecendo com Maria: terço caminhante com saída da Igreja do Rosário rumo à Igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, seguida de missa do peregrinos
16h – Ofício de Nossa Senhora
16h30 – Missa com louvores à Maria
A programação completa de todos os eventos, novenas, missas, entre outras dinâmicas incluídas nos festejos até a segunda-feira, está disponibilizada no site oficial da Arquidiocese de Natal e você pode conferir clicando aqui.