Letícia Vicente da Silva, de 17 anos, estudante do Colégio Diocesano de Mossoró, é uma das 6 pessoas que conquistaram a nota 1000 na redação do Enem, com resultado divulgado nesta terça-feira (16).
Com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a vivência de sua mãe, empregada doméstica e mãe solo, a temática da redação do Enem foi como transcrever a realidade vivenciada todos os dias em casa, com sua mãe batalhando para sustentar os dois filhos, Letícia e Will Vicente. “O tema reflete a história de vida da minha mãe, como doméstica, que teve uma jornada longa e difícil, mas que me inspira como mulher! Com tanta prática de escrita e tendo essa temática recorrente, a fluidez no Enem foi muito grande”.
A jovem é treineira no Enem desde o primeiro ano do ensino médio e em 2023, no terceiro ano do ensino médio, o resultado da dedicação aos estudos veio. Letícia estudou a sua vida inteira em escola particular, os estudos dela sempre foram prioridade para sua família, com a ajuda de outros familiares era possível arcar com as mensalidades e teve bolsa integral no ensino médio. “Foi uma conquista muito grande! Eu e minha família ficamos muito felizes com esse resultado, com certeza fruto de muito esforço. Fiz o Enem nos meus 3 anos de ensino médio, e consegui essa nota agora no último, no 3° ano, mas com notas muito boas nos outros também”. Moradora do Planalto 13 de Maio, a mossoroense irá tentar Medicina na UERN, embora também esteja avaliando outras opções de cursos.
Entre os mais de 2 milhões que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 60 redações no Brasil alcançaram a nota mil – pontuação máxima, 6 são do Rio Grande do Norte, sendo um da rede pública. João Pedro Marinho, 20 anos, ex-aluno do curso de eletrotécnica do IFRN de Caicó.
Especialista avalia resultado de estudantes do RN na redação
Em entrevista ao Diário do RN, a professora Cláudia Santa Rosa, ex-secretária de educação do estado, considerou expressivo o resultado onde o Estado aparece com 10% das notas mil de todo o país, mas também ressalta que os números expõem fragilidades. “Nacionalmente houve um aumento significativo de redações nota mil, quando comparado ao desempenho em 2022 e isso é muito bom, mas ainda um percentual muito abaixo do número de inscritos. 2,7 milhões fizeram as provas dos mais de 4 milhões que se inscreveram. 60 redações com nota mil é insignificante. Revela as debilidades da educação brasileira, redes pública e particular e, expressivamente, como o ensino na rede pública é deficitário porque das 60 apenas quatro da rede pública, lembrando que pública podem ser escolas estaduais ou institutos federais”.
Cláudia Santa Rosa ainda destaca que em meio ao caos que a educação pública brasileira vive imersa, de quatro redações mil de escolas públicas, uma delas ser do RN, é muito bom. “O mil é simbólico porque interessa mesmo uma boa nota na redação e boas notas nas provas das demais áreas de conhecimento. Esse equilíbrio é que garante o sucesso”.
RN se destaca nacionalmente
Além do RN, o Piauí e o Rio Grande do Sul também tiveram seis redações com nota máxima. Nesse ranking, apenas São Paulo e Rio de Janeiro aparecem na frente, com sete estudantes que obtiveram nota máxima na redação do exame, levando em consideração os candidatos das redes pública e privada de ensino. Considerando apenas os estudantes da rede pública, somente quatro pessoas conseguiram tirar nota mil na prova em todo o Brasil, sendo uma do Rio Grande do Norte, uma do Rio de Janeiro, uma do Espírito Santo e uma do Tocantins.