A convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, realiza visita de Estado ao Brasil nos dias 25 e 26 de agosto. Na manhã desta segunda-feira (25), ele se encontra com o presidente Lula no Palácio do Planalto para um reunião privada, seguida de reunião ampliada com a participação de integrantes dos governos dos dois países. Os mandatários ainda participam de cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa.
A Nigéria é um dos principais parceiros do Brasil no continente africano, com profundos vínculos históricos e culturais entre os dois povos. Neste ano celebram-se 65 anos do relacionamento bilateral. O Brasil foi o único país sul-americano convidado para o evento de proclamação da independência da Nigéria, em 1º de outubro de 1960. Desde então, ambos os países construíram sólida e densa relação.
Em junho último, em Abuja, o Vice-Presidente Geraldo Alckmin presidiu, pelo lado brasileiro, a II Sessão do Mecanismo de Diálogo Estratégico. Também neste semestre, em março, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizou visita oficial à Nigéria.
O Presidente Bola Tinubu e os ministros e governadores que o acompanham manterão, em 25 de agosto, reunião com o Presidente Lula e sua equipe no Palácio do Planalto, ocasião em que discutirão temas bilaterais, regionais e multilaterais e assinarão atos bilaterais. O presidente nigeriano será recebido, na mesma tarde, pelos presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal. Também no dia 25 de junho o Presidente Tinubu e o Vice-Presidente Geraldo Alckmin encerrarão o Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, na sede do SEBRAE, em Brasília.
Em 2024, a Nigéria foi o quarto maior parceiro comercial do Brasil na África. O fluxo comercial bilateral foi da ordem de US$ 2 bilhões, crescimento de 20% com relação a 2023. O Brasil exporta principalmente açúcares e melaços (74%). As importações são concentradas em fertilizantes (48%) e petróleo e derivados (48%).