O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou na rede social Instagram uma mensagem de gratidão às manifestações de apoio que tem recebido desde sua internação. “Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte!”, afirma Lula, depois de agradecer “por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias” e informar que “Janjinha me repassou todos os recados”.
A mensagem vem acompanhada de imagem de Lula caminhando pelos corredores do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está internado desde a madrugada da terça-feira (10 ). Ao lado do neurocirurgião Marcos Stávale, o presidente informa: “Estou conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira. 2025 está chegando e temos muitos encontros pelo Brasil e pelo mundo. Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir!”
Antes, o hospital divulgou novo boletim médico. “O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores. O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, diz a nota assinada por Luiz Francisco Cardoso, diretor de Governança Clínica, e Álvaro Sarkis, diretor clínico.
Histórico
Ontem (12), Lula passou por novos exames e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, que havia sido colocado nada última terça-feira (10). O procedimento ocorreu sem intercorrências.
Pela manhã, o presidente foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média). A intervenção foi feita para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.
Lula passou por uma cirurgia de emergência na última terça-feira (10/12) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro, quando caiu no banheiro da residência oficial e bateu com a cabeça. Desde então, Lula passou por diversos exames de imagem, estava sendo monitorado, mas não havia passado por nenhuma intervenção.
Segundo o médico Roberto Kalil Filho, a previsão de alta do presidente está mantida para o início da semana que vem e ele deverá deixar de ter o monitoramento 24 horas por dia a partir desta sexta-feira (13).
Fonte: Agência Gov