O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta segunda-feira (18) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia e o recente encontro entre o líder russo e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a ligação partiu de iniciativa de Putin.
Durante a conversa, Putin relatou a Lula os detalhes da reunião com Trump, realizada na sexta-feira (15), o primeiro encontro entre os dois desde o início da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022. Apesar da expectativa, a reunião terminou sem avanços concretos.
De acordo com a Secom, Putin avaliou o encontro como positivo. Já a imprensa internacional destacou que, após a reunião, Trump voltou a defender o plano de paz proposto pela Rússia, que prevê a negociação de territórios antes de qualquer cessar-fogo — proposta rejeitada por líderes europeus e pelo presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, que se reúne com Trump também nesta segunda.
Ao tratar do conflito e da reunião com Trump, Putin mencionou ainda o papel do Brasil na busca por uma solução pacífica. Em setembro de 2024, o país, em parceria com a China, lançou o Grupo de Amigos da Paz, formado por 12 países do Sul Global, com o objetivo de oferecer uma alternativa de mediação às potências ocidentais. A iniciativa foi anunciada durante uma reunião na ONU, em Nova York.
A conversa entre Lula e Putin durou cerca de 30 minutos. Conforme nota da Secom, Lula agradeceu o contato e reiterou o compromisso do Brasil com todos os esforços voltados à resolução pacífica do conflito, desejando sucesso às negociações em curso.
Esta foi a segunda ligação entre os dois líderes neste mês. Em 9 de agosto, Putin já havia telefonado a Lula para tratar do mesmo tema, ocasião em que agradeceu o empenho brasileiro na promoção do diálogo. Lula, por sua vez, reforçou a tradição do Brasil na defesa de soluções diplomáticas e reafirmou a disposição do governo em colaborar.
Além da guerra na Ucrânia, Lula e Putin também discutiram temas da agenda internacional e a cooperação entre Brasil e Rússia no âmbito do Brics. Putin elogiou o Brasil pelos resultados alcançados durante a cúpula do bloco, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.
*Com informações de Estadão