“Serei candidato a prefeito em Natal”, afirmou o deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) ao confirmar que pretende disputar a Prefeitura Municipal de Natal nas eleições municipais de 2024. O parlamentar, eleito em 2022 para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, anunciou ainda que sairá do Solidariedade para se filiar ao Partido Liberal (PL) em outubro. Também que possui um plano estratégico para viabilizar sua candidatura pela sigla, pois terá que disputar a preferência interna no PL com os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves, que já colocaram seus nomes à disposição da legenda.
“Exatamente. Vou pedir minha desfiliação do Solidariedade agora em outubro, e vou me filiar ao Partido Liberal, pois vejo no PL uma oportunidade de contribuir ativamente para construir uma Natal mais justa e próspera, alinhado com minhas convicções. O PL já tem dois pré-candidatos, General Girão e Sargento Gonçalves e eu vou entrar para a disputa interna do partido. Quem estiver melhor colocado nas pesquisas de intenção de votos, será o candidato a representar a legenda nas eleições municipais”, explicou o parlamentar, com exclusividade ao Diário do RN, nesta terça-feira (26).
Luiz Eduardo falou que assim que assinar a ficha de filiação no PL, dará início ao seu plano de trabalho para viabilizar sua candidatura e que já tem uma estratégia definida para isso. “Para viabilizar minha candidatura a prefeito de Natal, vou focar em três pilares: conectar-me com a comunidade, ouvindo suas necessidades e ideias; desenvolver um plano de governo sólido com soluções reais para os problemas da cidade e mobilizar uma equipe comprometida e transparente para liderar essa jornada. Juntos, podemos construir um futuro melhor para Natal”.
Questionado sobre sua decisão de deixar o partido pelo qual foi eleito deputado estadual, representando a região do Mato Grande, ele disse que “compartilha os mesmos princípios e valores que acredito serem essenciais para o desenvolvimento do nosso país”. Ele garantiu estar satisfeito e animado para “fazer parte dessa jornada em busca de um futuro melhor para todos os cidadãos brasileiros”.
“Acredito na importância da liberdade individual, da economia de mercado e da responsabilidade fiscal, direito à vida na sua concepção salve situações especiais já contemplada na lei, direito de propriedade, sou contra a liberação das drogas salve para uso medicinais, sou contra ideologia de gênero nas escolas, entre outros, ou seja, pilares fundamentais defendidos por este partido. Além disso, vejo no PL uma oportunidade de contribuir ativamente para construir uma Natal mais justa e próspera, alinhado com minhas convicções”, falou Luiz Eduardo.
No último fim de semana, o parlamentar participou de um almoço com os deputados estaduais e federais do PL, além do senador Rogério Marinho, quando sua filiação à legenda foi comunicada aos presentes. Eleito prefeito de Maxaranguape em 2016 e reeleito em 2020, o deputado estadual renunciou ao cargo em dezembro de 2021, para disputar uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições gerais do ano passado, quando foi eleito com quase 32 mil votos.
Retranca – Girão e Gonçalves já deixaram claro que querem ser o representante do PL em Natal
Primeiro integrante do PL a anunciar sua pré-candidatura à Prefeitura de Natal, General Girão afirmou que é “diferente” e que está “pronto para assumir nova missão”. Seu foco é conquistar o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), com quem trabalhou para tentar reeleger o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, sem sucesso. Para isso, crê na parceria entre ambos no ano passado – Álvaro foi coordenador municipal da campanha de Bolsonaro – e no fato de ter repassado, segundo suas contas, R$ 50 milhões, “o que demonstra que a capital potiguar sempre foi uma prioridade para o parlamentar”.
Girão mira ainda no fato de que, dos seus 76,6 mil votos, que garantiram sua reeleição na Câmara dos Deputados no ano passado, 30,2 mil foram junto ao eleitorado da Capital, o que o deixou atrás apenas de Natália Bonavides (52,2 mil votos em Natal) com o federal mais votado no município.
No início do mês, o deputado federal Sargento Gonçalves anunciou que também colocou seu nome à disposição para disputar o comando da Capital, após reunião com Bolsonaro, dias antes. Ele teria manifestado interesse há alguns meses, em reunião com o senador Rogério Marinho, de quem afirmou ter recebido a palavra de que seu nome seria incluído nas pesquisas internas realizadas pelo partido, “para ver a viabilidade do projeto”.
Segundo Gonçalves, o fato de Girão ainda não ter se viabilizado nas pesquisas de intenção de votos, o motivou a colocar seu nome como opção ao partido e que é preciso que “a direita conservadora” tenha um candidato apto a governar a maior cidade do Estado. “Esse é um dos principais motivos de eu estar me colocando como uma opção, no anseio que o PL realmente tenha um candidato que represente os ideais conservadores”, disse na época, ao Diário do RN.