Coordenadores estaduais trabalham duro para converter votos para Lula e Bolsonaro, na reta final para o 2º turno
No próximo dia 30, os brasileiros voltarão às urnas para eleger, em segundo turno, quem será o presidente do país a partir de 1º de janeiro de 2023: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Messias Bolsonaro (PL), que tiveram uma diferença de mais de 6,1 milhões de votos entre os dois. No Rio Grande do Norte, Lula venceu Bolsonaro por uma diferença de 641,3 mil votos e, em Natal, por quase 37 mil votos. O atual chefe do executivo federal venceu apenas no município de Parnamirim, com pouco mais de 5,4 mil votos.
Foram 1.263.967 eleitores norte-rio-grandense que escolheram o ex-presidente Lula (62,98%), contra 622.657 que optaram pela reeleição do atual mandatário (31,02%). Com um índice de abstenção de 3,99%, foram contabilizados 1,25% dos votos brancos e 2,74% de votos nulos. São esses os votos mais disputados entre os dois candidatos à Presidência da República no Rio Grande do Norte.
Lula conta com o apoio de nove partidos. Além do PT, integram a coligação PSB, Solidariedade, PCdoB, Psol, Avante, PV, Rede e Agir. Já Bolsonaro conseguiu atrair os partidos que formam a base governista em busca da reeleição, ou seja, além do PL, as legendas Republicanos e PP apoiam sua candidatura.
REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
Nos maiores colégios eleitorais da Região Metropolitana de Natal, apenas o município de Parnamirim, governado pelo prefeito da base bolsonarista Rosano Taveira (Republicanos), deu a vitória ao atual presidente. Foram 53.530 votos para Bolsonaro, o que significa 48,69% dos votos válidos. Já para Lula, foram 48.084 votos, ou 43,74%. Os demais 14 municípios que compõem a região preferiram dar a vitória ao ex-presidente.
Na Capital, Lula obteve 225.529 votos, o equivalente a 50,15% dos votos válidos, contra 188.942 sufrágios para Bolsonaro, ou 42,01%. Em São Gonçalo do Amarante, o quarto maior colégio eleitoral do RN, a diferença entre ambos foi ainda maior, 12.473 votos, sendo Lula com 33.841 e Bolsonaro com 21.368 votos. E, em Ceará-Mirim, a maior diferença da região, sendo 31.891 votos para o petista e 10.602 para o atual presidente, ou seja, uma diferença de quase 21,3 mil votos.
MOSSORÓ
Segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, Mossoró deu uma das maiores diferenças de votos para os dois candidatos. Na Capital do Oeste potiguar, 88.081 eleitores preferiram dar a vitória ao ex-presidente Lula, enquanto 46.378 optaram por Bolsonaro.
FÁTIMA BEZERRA
“Estamos muito perto de mudar os rumos da história do nosso país com Lula presidente. O Brasil é 13. Brasil quer novamente um governo que trabalha com um olhar especial para os que mais precisam”, afirmou a governadora reeleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), nesta quinta-feira (20), quando recebeu as visitas dos vereadores do município de Macaíba. “Recebemos hoje o apoio dos vereadores de Macaíba, Denilson Gadelha, Ismarleide, Rita, Socorro Nogueira e Cacau. Vamos juntos e juntas trazer Lulinha de volta à presidência do Brasil”, disse.
Álvaro Dias acredita que Bolsonaro vai conseguir virar votos na cidade
“Já começou a virada”, declarou o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), ao afirmar acreditar em uma vitória do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), junto ao eleitorado natalense no próximo dia 30. No primeiro turno, o mandatário obteve 188.942 (42%) votos válidos, contra 225.529 (50,15%) do seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Coordenador da campanha de Bolsonaro na Capital defende que a mudança de intenção de voto dos natalenses é sentida nas ruas da cidade, especialmente nos bairros da Zona Norte, onde esteve recentemente para a cerimônia de inauguração de uma unidade de saúde.
Para o chefe do executivo municipal, os votos dos moradores de áreas mais carentes da cidade são essenciais para a “virada” de votos que a ala bolsonarista defende na Capital, onde ela prevê uma vitória, assim como ocorreu em Parnamirim no primeiro turno, único município potiguar em que Bolsonaro conseguiu vencer Lula.
“Vamos percorrer as ruas, avenidas e os bairros de Natal para mostrar as ações que o presidente, em parceria com a nossa gestão, já fez e que ainda pode fazer muito mais. Tenho certeza que com Bolsonaro presidente e Rogério Marinho no Senado Federal, nossa capital e o nosso Rio Grande do Norte vão receber ainda mais ações para melhorar a vida do povo potiguar”, crê Álvaro Dias.
Para o prefeito, é cada vez maior o apoio e o reconhecimento dos munícipes pelas ações desenvolvidas pela Prefeitura com recursos advindos do governo federal. “É muito bom ver o reconhecimento das pessoas e as demonstrações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Tenho certeza que vamos virar esse jogo aqui em Natal e comemorar a vitória no domingo, dia 30. Já começou a virada”, afirmou, em entrevista à 98 FM, nesta quinta-feira (20).