Nesta terça-feira (20), a Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, realizou o primeiro voo da aviação geral no Brasil utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). O voo, realizado no Rio de Janeiro, foi operado por um helicóptero modelo S92 a serviço da empresa de energia Equinor, transportando profissionais até plataformas em alto-mar.
O SAF é um combustível que se destaca por suas características sustentáveis, apresentando emissões de carbono reduzidas em cerca de 80% ao longo de seu ciclo de vida em comparação com o querosene de aviação tradicional. O abastecimento da aeronave foi feito pela Vibra, a única fornecedora desse combustível no Brasil, através da BR Aviation, sua unidade dedicada ao abastecimento de aeronaves e serviços correlatos.
A operação teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá e utilizou um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil. Essa combinação foi autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e certificada pelo laboratório de Ensaios de Combustível da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), garantindo a segurança e a rastreabilidade do processo.
Durante o voo, considerando o blend utilizado e o potencial do SAF para redução das emissões, foram emitidos aproximadamente 9% menos CO2.
“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental — um valor que também é nosso na Líder”, destaca Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.
Biocombustível
O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado chamado UCO (Used Cooking Oil). O reaproveitamento de resíduos como matéria-prima para produção de biocombustíveis transforma um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo na descarbonização, representando um avanço relevante em termos de inovação e responsabilidade climática.
O SAF é um combustível tecnicamente chamado de drop-in, e o blend mencionado pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para um modelo de aviação mais limpo e eficiente. O combustível fica armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), que possui a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) para este tipo de armazenagem.
Pioneirismo que antecipa o futuro da aviação
Mais do que um feito inédito, o voo simboliza uma mudança concreta de mentalidade dentro do setor da aviação do Brasil. Com essa iniciativa, a Líder Aviação se torna a primeira empresa de aviação executiva a adquirir SAF da Vibra e se antecipa a uma exigência que só entrará em vigor a partir de 2027: a obrigatoriedade do uso de combustível sustentável em proporção mínima nas operações aéreas.
“A Vibra, líder de mercado no segmento de aviação, não poderia deixar de ser a empresa pioneira na comercialização de SAF no Brasil. Fomos também os primeiros na atuação com Book & Claim deste combustível sustentável. Como protagonistas na transição energética, contribuímos também desta forma para a descarbonização deste segmento extremamente importante para a economia do país” afirma Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra.
Para a Líder Aviação, o SAF é uma das ferramentas mais promissoras no caminho da descarbonização e seu uso está inserido em um plano mais amplo de sustentabilidade da companhia, que inclui também programas de eficiência no consumo de combustível, padronização de rotas, uso de energia limpa e participação ativa em fóruns e debates regulatórios sobre o futuro da aviação.
“Estamos comprometidos em liderar essa transição energética na aviação. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, além de manter os elevados padrões de segurança operacional da empresa”, afirma Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação.
*Com informações da Revista Nordeste