A cerimônia de entrega dos diplomas aos candidatos eleitos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Nortes (TRE/RN), ocorrida na tarde desta segunda-feira (19), se dava conforme o esperado com pose para fotos, sorrisos e cumprimentos, até o momento em que o deputado eleito Evandro Gonçalves da Silva Junior (PL), o Sargento Gonçalves, também conhecido como Lagartão, protestou em solidariedade ao deputado estadual eleito Wendel Lagartixa (PL), com quem fez uma “dobradinha” durante a campanha e contra a diplomação do deputado estadual reeleito Ubaldo Fernandes (PSDB).
Ao ter o nome anunciado pelo cerimonial do evento, Gonçalves gritou “não à censura” e se dirigiu ao centro do palco, onde recebeu o diploma e estendeu um cartaz que dizia: “Prefiro um homem de honra do que um balde [um trocadilho com o nome do deputado reeleito Ubaldo]. Respeitem os 88.262 votos”.
Wendel Fagner Cortez De Almeida (PL), mais conhecido como Lagartixa, obteve a maior votação da história do RN para um candidato a Deputado Estadual com 88.262 votos, mas teve sua diplomação impedida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, por conta de uma condenação por posse de munições de uso restrito.
Durante a diplomação, Lagartixa pôde ser visto descontraído, interagindo com familiares e apoiadores. Algo que não se pode dizer de Ubaldo que entrou e saiu do evento sem falar com os jornalistas. Wendel, quando perguntado sobre não ter sido diplomado, foi enfático: “É triste e decepcionante para o povo que me elegeu, o povo está sendo feito de palhaço, mas eu estou tranquilo”.