O laboratório central do Hospital Maternidade Araken Pinto, em Natal, foi interditado na noite desta quarta-feira (5) após ser tomado por um alagamento causado pelas fortes chuvas. Segundo servidores da unidade, a estrutura do hospital não suportou o grande volume de água, fazendo com que ralos transbordassem e levassem baratas e até escorpiões para dentro do laboratório. O espaço também foi fechado devido ao risco de choques elétricos.
Com a interdição, profissionais da saúde precisaram dormir em um espaço improvisado, e uma paciente teve que ser transferida para a Maternidade Escola Januário Cicco, pois precisava realizar um exame de rotina que não pôde ser feito na unidade. Além disso, a paralisação comprometeu a realização de exames pré-operatórios para cirurgias eletivas na rede municipal de saúde.
Mesmo após a chuva cessar, o laboratório continuava interditado na tarde desta quinta-feira (6), segundo funcionários. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não se manifestou sobre a situação.
Em nota, o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) criticou as condições estruturais do hospital. “O aparecimento de baratas e animais peçonhentos, além do risco de choques causados pelo alagamento no local, não condizem nenhum pouco com um ambiente hospitalar”, afirmou a entidade.
com informações da 98 FM