De olho na presidência da Assembleia Legislativa do Estado para o segundo biênio da próxima legislatura (2025-2026), o deputado estadual Kléber Rodrigues (PSDB) reuniu, nesta quinta-feira (19), parlamentares novatos da oposição, objetivando o consenso entre estes para a escolha de seu nome para suceder o atual presidente Ezequiel Ferreira (PSDB). Este, que conta com a concordância dos parlamentares de oposição e situação para ser reeleito ao primeiro biênio (2023-2024), participou do encontro junto com Coronel Azevedo (PL), opositor ferrenho à gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).
Integrante da base governista assim como seu “concorrente” pela indicação ao segundo biênio, o deputado George Soares (PV), Kléber Rodrigues saiu na frente ao reunir e obter o apoio dos seis deputados novatos na Casa. Com exceção de Terezinha Maia, que mesmo tendo sido eleita pelo Partido Liberal (PL), integra a base de apoio à Fátima Bezerra, os demais são todos de oposição.
Se o grupo de deputados presentes na reunião confirmar apoio a Kléber Rodrigues para o segundo biênio, ele praticamente garante sua eleição para a presidência da Casa. Isso porque todos os deputados presentes na reunião foram eleitos por partidos de oposição à governadora Fátima Bezerra (PT), e Kléber Rodrigues já tem adesão em massa na bancada governista – que é majoritária.
A presença de Ezequiel Ferreira na reunião desta quinta, praticamente reeleito por unanimidade pelos deputados estaduais, também serviu como um reforço de peso à candidatura do tucano. Apesar de ter evitado tecer comentários sobre o que foi conversado no encontro, a presença do presidente da Casa é tida como apoio a Kleber. As duas eleições, para o primeiro e o segundo biênios, serão realizadas no dia 1º de fevereiro, logo após a posse da nova legislatura.
DEPUTADOS PRESENTES
Dos oito deputados presentes na reunião desta quinta-feira, seis são novatos: Adjuto Dias (MDB), Terezinha Maia (PL), Dr. Kerginaldo (PSDB), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Neilton Diógenes (PL) e Taveira Júnior (União Brasil).