A condenação por assédio sexual contra o ator sul-coreano Oh Yeong-su, de 81 anos, conhecido mundialmente por interpretar Oh Il-nam (o Jogador 001) na série de sucesso “Round 6”, foi anulada nesta terça-feira, 11 de novembro, por um tribunal da Coreia do Sul.
Oh havia sido condenado a uma pena suspensa de oito meses de prisão em março deste ano.
Dúvidas sobre o Incidente
A corte sul-coreana admitiu a possibilidade de o ator ter cometido o crime, citando o fato de ele ter se desculpado com a vítima. Contudo, o tribunal colocou o incidente em dúvida ao afirmar que “há a possibilidade de a memória da vítima ter se distorcido com o tempo”.
A acusação de assédio sexual contra Oh Yeong-su foi feita em 2021 e se refere a um incidente de 2017, quando o ator teria abraçado e beijado a vítima sem o seu consentimento em duas ocasiões. O caso foi inicialmente encerrado, mas foi reaberto em 2022. Em 2023, o ator chegou a admitir ter se “comportado mal”.
Em reação à decisão judicial, o ator celebrou em entrevista a veículos coreanos, afirmando que a corte teve “um julgamento sábio”.
Reação da Vítima
De acordo com a BBC, a vítima se manifestou por meio da organização Womenlink e afirmou: “Apesar da decisão de hoje, continuarei a falar a verdade até o fim”.
Carreira de Destaque
Vencedor do Globo de Ouro por sua performance em “Round 6”, Oh Yeong-su é um ator celebrado em seu país, com uma carreira que se estende desde a década de 1960 no teatro, cinema e televisão. Seu trabalho mais recente e notório foi na série da Netflix, que chegou à sua terceira e última temporada em 2025. O personagem Oh Il-nam foi um dos principais do elenco de estreia e voltou a aparecer em flashbacks no último ano da produção.
*Com informações de Estadão Conteudo

