Por Alessandra Bernardo e Renata Carvalho
O nome da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) estaria sendo cotado para compor a chapa majoritária como vice-prefeita ao lado da deputada federal Natália Bonavides (PT), na corrida pela sucessão à Prefeitura de Natal nas eleições municipais deste ano, conforme informações de bastidores da política local. Entretanto, em entrevista exclusiva ao Diário do RN nesta quarta-feira (10), a parlamentar descartou a possibilidade e reafirmou seu compromisso com o projeto do partido em manter sua cadeira no legislativo municipal.
“Por fazer parte da federação que está dentro do arco de aliança, é natural que haja esse tipo de especulação e lembrança do nosso nome para uma suposta participação numa chapa majoritária. Isso nos deixa muito lisonjeada, já que é fruto do reconhecimento ao nosso trabalho, no entanto, reafirmo que sigo o projeto do partido em colocar a nossa candidatura à disposição e continuar no Legislativo neste momento”, afirmou.
Júlia destacou que, dentro da Federação Brasil da Esperança (composta pelo PCdoB, PT e PV), as conversas sobre apoios estão em andamento e que, até o momento, o PT tem trabalhado o nome de Natália Bonavides, envolvendo diálogos internos e articulações com outros partidos e setores da sociedade. Para ela, essa construção de um diálogo para construir uma candidatura consistente é essencial para garantir o sucesso da empreitada eleitoral.
“O diálogo interno com os partidos que compõem a federação tem ampliado as conversas, as articulações com demais partidos e segmentos da sociedade e tem conversado com inúmeras categorias, ouvindo e recebendo sugestões para pensar a Natal que queremos”, disse a vereadora.
Para ela, este é o “momento de conversas que acontece de forma muito natural entre aqueles que convergem com a mesma linha de pensamento, uma vez que uma candidatura passa por uma construção e muito diálogo, por isso vejo que o atual cenário está sendo apresentado de forma orgânica para o próximo momento que será o da articulação”, disse a parlamentar, ao falar sobre a perspectiva para o pleito deste ano.
“Esperamos mais um ano produtivo na Câmara e que sejamos porta-voz da sociedade e das categorias”
Quanto às expectativas para 2024 nos trabalhos legislativos, a vereadora expressou otimismo em relação a um ano produtivo na Câmara Municipal de Natal. Júlia Arruda reafirmou o compromisso de seu mandato como porta-voz da sociedade, apresentando projetos alinhados aos interesses coletivos e defendendo bandeiras como os direitos das mulheres, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, trabalhadores e diversidade.
“Esperamos que seja mais um ano produtivo na Câmara Municipal de Natal e que o nosso mandato continue como porta-voz da sociedade e das categorias. A nossa perspectiva para 2024 é estar ainda mais conectada com as comunidades por meio de um mandato aberto e colaborativo. Queremos ser representantes ativos dos anseios da população”, destacou.
Sobre as pautas que devem marcar seu trabalho em 2024, a parlamentar enfatizou a continuidade das lutas já travadas em seus mandatos anteriores. E citou votos contrários ao aumento de isenções para operadoras de transporte público e favoráveis ao reajuste do piso salarial dos professores, à data-base dos servidores municipais e à compensação financeira de categorias relevantes para o município, como engenheiros e arquitetos.
Júlia Arruda reiterou sua postura contrária a qualquer forma de desmonte de políticas públicas na cidade, sinalizando um ano de intensa atividade legislativa e de compromisso com as demandas da sociedade natalense. “O ano novo de atividades será marcado pelo nosso compromisso nas pautas que nós defendemos ao longo dos nossos mandatos, reafirmando a nossa luta em benefício dos mais invisibilizados”, garantiu a vereadora.