O mês de julho destaca-se pelas várias campanhas de conscientização à saúde. Entre elas, está o Julho Roxo, “Mês de Conscientização sobre o Câncer de Bexiga”. Esse tipo de câncer, que acomete três vezes mais os homens do que as mulheres, ocorre quando as células da bexiga passam a se multiplicar de forma desordenada e desorganizada, gerando tumores.
O tipo de neoplasia mais comum, representando cerca de 90% dos casos, é o carcinoma urotelial, também conhecido como carcinoma de células uroteliais, que atinge o interior da bexiga e outras regiões do sistema urinário.
Quais são os fatores de risco para a doença?
- O câncer de bexiga atinge três vezes mais os homens, mas isso não isenta as mulheres de se cuidarem. Existem diversos fatores que aumentam o risco para a doença. São eles:
- Ter mais de 40 anos de idade, independentemente do sexo, já que a doença é mais comum nessa faixa etária;
- Tabagismo, o principal fator de risco, associado a mais de 50% dos casos;
- Cistite crônica (infecções urinárias de repetição);
- Dieta rica em carnes vermelhas processadas, como salsicha, pepperoni e salame — principalmente por causa dos conservantes nitrato e nitrito presentes nesses alimentos;
- Uso abusivo de analgésicos e medicamentos com ciclofosfamida, utilizados no tratamento de doenças autoimunes;
- Exposição constante e prolongada a compostos químicos diversos.
É importante deixar claro que, em muitos casos, os tumores de bexiga podem ser assintomáticos. Ainda assim, não é motivo para pânico caso alguns sintomas apareçam, já que muitas vezes podem estar relacionados a infecções benignas. No entanto, na dúvida, o ideal é procurar um especialista.
Com qual médico devo me consultar?
No momento em que sintomas urinários se apresentam, a especialidade médica que deve ser procurada é a urologia. Os urologistas são responsáveis por diagnosticar diversas doenças — incluindo o câncer — que afetam o aparelho urinário de homens e mulheres, além do sistema reprodutor masculino.
Além disso, esse profissional também pode realizar o acompanhamento de rotina, que contribui diretamente para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de bexiga. Essa abordagem, por sua vez, promove altas taxas de cura.
A campanha Julho Roxo reforça a importância da informação como ferramenta de prevenção e encoraja a população a cuidar da saúde urinária com atenção e responsabilidade.