O Rio Grande do Norte teve um fim de semana histórico no judô. Nos dias 23 e 24 de agosto, em Barueri, São Paulo, os atletas Diego Paiva e Felipe Guerra, da Associação Higashi de Judô, representaram a Federação de Judô do RN (FJERN) no Campeonato Brasileiro de Judô – Veteranos e Kata. A dupla brilhou entre mais de 450 competidores de todo o país e conquistou um feito inédito para o estado.
Diego e Felipe foram campeões no Kodokan Goshin Jutsu, além de garantirem o 3º lugar no Kime no Kata, duas das mais tradicionais modalidades da competição. A conquista ganha ainda mais peso por ter acontecido em São Paulo, considerado o berço dos principais atletas de kata do Brasil.
Orgulhoso com o resultado, Diego Paiva destacou o esforço e a dedicação da dupla: “Estávamos treinando muito e obstinados a fazer história, abrimos mão de muita coisa. A cereja do bolo desse feito foi ganhar em São Paulo, onde estão os melhores atletas de kata do país. Nada supera o trabalho duro e a disciplina.”
Para Herbet Maia ‘Shaolin’, presidente da FJERN, a vitória da dupla potiguar em São Paulo é inspiradora para outros judocas potiguares: “Espero que com esse resultado acenda a chama de outros atletas e que no próximo ano tenhamos mais duplas do RN participando.” Com esse marco, o judô potiguar confirma sua evolução também nas competições nacionais de kata.