O Instituto Pela Educação de Resultados (Iper) – associação privada sem fins lucrativos, com sede localizada em Parnamirim/RN – tem o objetivo de promover ações de cidadania, usando como ferramenta a educação inclusiva em todos os seus níveis e modalidades. Após capacitar 1.500 pessoas no Emprega RN e ter contemplado cerca de 3 mil jovens com bolsas online e mais de 300 em cursos presencias profissionalizantes em Educação de Jovens e Adultos, o Iper lançará às 9h desta de hoje, quinta-feira (18), o projeto Jovens Mulheres, visando atender estudantes mulheres de escolas públicas daquele município.
A iniciativa visa promover uma abordagem técnica e estratégica que proporcione impacto positivo e duradouro na vida das jovens envolvidas. Para isso, o Iper selecionou 50 jovens entre 15 e 20 anos de idade, que foram divididas em 2 grupos: 25 alunas atendidas no período matutino (8h às 12h) e 25 no vespertino (13h às 17h). O projeto será realizado em 2 meses e estruturado em 6 módulos. São eles: Autoconhecimento; Planejamento de Carreira; Vulnerabilidade da Mulher; Saúde da Mulher; Educação financeira e Empreendedorismo e Certificação.
Nesta iniciativa, o Iper irá, junto com cada jovem, traçar planos estratégicos para conseguirem alcançar objetivos, para construírem um futuro melhor. O objetivo é desenvolver habilidades e competências socioemocionais, promovendo nelas o direito de sonhar, aumentando a autoestima, incentivando-as a acreditarem em suas capacidades e a buscarem seus sonhos, pois essa confiança é fundamental para o sucesso pessoal, social e profissional.
“Em um mundo que valoriza a solidariedade e a força coletiva, esta iniciativa destaca-se como uma inspiradora rede de apoio, onde cada mulher é um elo valioso na construção do sucesso mútuo. Nossa iniciativa vai além da educação, é uma irmandade que visa fortalecer jovens mulheres em suas jornadas pessoais e acadêmicas e toda a nossa equipe é composta por mulheres dedicadas, trazendo uma perspectiva única e inspiradora para orientar as participantes”, explica a diretora-presidente Aline Bertotti.
Ela reforça ainda que o projeto contribuirá para o desenvolvimento profissional e pessoal dessas jovens e, ao mesmo tempo, atender às demandas crescentes do mercado de trabalho. “Ter um projeto de vida é essencial não somente para vida profissional, mas também para o desenvolvimento do emocional e em todas as áreas da vida. Nossa missão é elevar a autoconfiança delas, mediante a implementação de estratégias voltadas para seus desenvolvimentos pessoais e profissionais. Ofereceremos suporte abrangente, integrando ferramentas e recursos especializados para catalisar o progresso individual”.
Além disso, terão uma equipe totalmente formada por mulheres para ministrar os módulos. Aline explica: “Acreditamos no poder transformador das conexões entre mulheres. Ao formarmos uma equipe feminina, promovemos um ambiente de compreensão, empatia e sororidade, oferecendo um suporte ainda mais alinhado às necessidades das participantes. Além disso, o Jovens Mulheres se propõe a criar um ambiente propício à capacitação técnica e à inspiração, culminando na construção de trajetórias profissionais sólidas e na consecução dos objetivos almejados por cada participante.