O atual advogado-geral da União, Jorge Messias, agradeceu a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciada nesta quinta-feira (20). Em uma nota divulgada nas redes sociais, Messias afirmou que buscará demonstrar perante o Senado Federal que possui todos os “requisitos” necessários para assumir a vaga que será deixada por Luís Roberto Barroso.
Em sua declaração, Messias expressou gratidão pelo apoio recebido e se comprometeu a retribuir a confiança, caso seja aprovado pelo Senado, com “dedicação, integridade e zelo institucional”. Ele também manifestou que, com fé e humildade, buscará convencer as senadoras e os senadores de que atende aos requisitos constitucionais para exercer a “elevada missão de Estado”. Messias ainda reafirmou seu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira.
A indicação de Jorge Messias é a terceira realizada por Lula neste mandato, seguindo as nomeações de Flávio Dino e Cristiano Zanin. Para que a nomeação se concretize, Messias deve passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que avaliará sua qualificação e conduta, e posteriormente ser aprovado por maioria absoluta em votação no Plenário do Senado.
*Com informações de CNN Brasil

