Os investimentos na área da segurança pública no Rio Grande do Norte são um dos maiores já realizados pelo Governo do Estado, historicamente, e os resultados são demonstrados através da redução de vários indicadores de criminalidade. São quase 4.600 novos agentes de segurança contratados, 600 novas viaturas com renovação quase completa da frota das polícias e demais instituições da área da segurança pública, além de uma nova aeronave — o helicóptero Potiguar 02.
Aliado aos investimentos em infraestrutura e equipamentos, o governo prioriza a valorização dos profissionais, com melhoria nos rendimentos e mais de 16 mil promoções nas carreiras, corrigindo uma realidade injusta pela qual passavam esses profissionais. O somatório das ações de gestão faz cair os índices de criminalidade. No estado, roubos em comércios caíram 26% este ano, de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Roubos a residências foram 14% menores no mesmo período. Houve 20% menos celulares roubados e queda de 14% nos roubos de veículos. As mortes por violência caíram 21% em todo o estado e 31% em Natal, este ano.
Dos quase 4.600 agentes de segurança pública, a maioria ingressou na Polícia Militar, mas as nomeações contemplam todas as instituições: Polícia Civil, Itep, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal. No início de setembro, foram nomeados 1.079 praças, sendo 839 masculinos e 240 femininos. Há 69 oficiais combatentes aspirantes — em preparação por seis meses — já nomeados e que, em breve, reforçarão o quadro de oficiais da PM. O governo já havia nomeado mais de mil praças para a PM-RN.
Em setembro deste ano, o governo empossou mais 138 novos policiais civis, sendo 16 delegados, 56 agentes e 66 escrivães. Desde 2021, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte já incorporou mais de 700 novos servidores. Há mais de uma década não havia concurso para a Polícia Civil. Esses novos profissionais ingressaram através do concurso realizado em 2021, sendo esta a terceira turma oriunda desse certame. O Governo do Estado já havia nomeado, em agosto deste ano, um total de 151 policiais civis.
A infraestrutura das unidades de segurança pública está sendo melhorada e ampliada, com reformas, manutenção e construção de novos prédios. Está em construção a Cidade da Polícia Civil, em Natal; o Batalhão da PM (12º BPM, em Mossoró); o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar (em Pau dos Ferros); o Regimento de Cavalaria da PM (em Macaíba, obra em andamento); e o Batalhão da PM (16º BPM, em São Gonçalo do Amarante). A reforma da Central de Flagrantes da Zona Sul de Natal permitiu que os serviços da 1ª Delegacia de Plantão da Zona Sul da capital e da Central de Flagrantes retornassem para o bairro Cidade da Esperança.
Além disso, houve a inauguração de sete novas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher; eram apenas cinco até 2019, e hoje o estado conta com 12 unidades. Como parte do planejamento de expansão dos serviços e melhoria no atendimento à população, o governo também inaugurou uma Delegacia de Plantão 24 horas para atendimento exclusivo contra a violência doméstica, na Zona Norte de Natal.
O Corpo de Bombeiros Militar também tem sido beneficiado com investimentos em equipamentos e pessoal. Entre as ações de fortalecimento da corporação está o processo de interiorização dos Bombeiros. A mais recente entrega, realizada em setembro, foi a inauguração do quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) na cidade de Goianinha, que atenderá a população de 25 municípios da região do Litoral Sul do RN. Além de Goianinha, a interiorização dos Bombeiros já conta com postos avançados em municípios como Currais Novos, Apodi, Assu e Patu, e deverá inaugurar em breve uma unidade em Pau dos Ferros.