A Frame Sonoro – oficinas de pós-produção audiovisual segue até domingo (13), com inscrições gratuitas para as oficinas de pós-produção audiovisual voltado para estudantes, profissionais e entusiastas do setor. As atividades acontecerão de 21 a 31 de julho, em formato online e ao vivo através da plataforma Zoom, e são destinadas exclusivamente a pessoas residentes no Rio Grande do Norte. As inscrições podem ser feitas pelo link clicando aqui.
Entre os principais objetivos do projeto estão a qualificação profissional em uma área com escassez de mão de obra especializada no RN, o fortalecimento da produção cinematográfica local e a democratização do acesso à formação técnica e artística, inclusive com medidas de acessibilidade comunicacional como audiodescrição, legendagem simultânea e oficina específica sobre acessibilidade na produção audiovisual.
O projeto oferece uma imersão intensiva nas diversas etapas da pós-produção audiovisual, como montagem, colorização, finalização, edição de som, foley, música, mixagem e acessibilidade. Ao todo, serão selecionadas 20 pessoas, com prioridade para garantir diversidade e representatividade de gênero, raça, etnia e localização geográfica dentro do estado.
As oficinas serão ministradas por profissionais renomados do audiovisual potiguar, como a montadora Pipa Dantas (responsável por filmes como Sêo Inácio, Abraço de Maré e SEPTO) e o cineasta e professor Ricardo Felix (Irmão do Medo, A Pizza, SEPTO), além de Kely Araújo e Thiago Cerejeira, especialistas em acessibilidade da Dialógica Acessibilidade.
Além das aulas teóricas, os participantes terão acesso ao material bruto de uma produção cinematográfica potiguar, proporcionando uma experiência prática completa com o uso de softwares profissionais e aplicação dos conhecimentos em situações reais.
Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal apresentam Frame Sonoro – oficinas de pós-produção audiovisual. A produção é da Oxê Filmes.