O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas para a faixa costeira do Rio Grande do Norte, abrangendo a capital Natal e outras cidades. O alerta seguirá até às 10h da manhã da terça-feira (04). A previsão é de que as chuvas sejam entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm ao longo do dia, além de ventos fortes com velocidades entre 40 e 60 km/h.
A previsão inclui riscos de transtornos, como alagamentos, queda de galhos de árvores, corte de energia elétrica e descargas elétricas. O aviso, classificado como de perigo potencial (legenda amarela), é o menor grau de severidade das publicações do Inmet, mas ainda assim recomenda cuidados à população.
Dentre as orientações, o Inmet alerta para a possibilidade de quedas de árvores e recomenda que a população não se abrigue sob elas durante as rajadas de vento. Além disso, é aconselhado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
As cidades que devem ser afetadas pelo alerta são:
- Arês
- Baía Formosa
- Canguaretama
- Ceará-Mirim
- Extremoz
- Goianinha
- Macaíba
- Maxaranguape
- Montanhas
- Natal
- Nísia Floresta
- Parnamirim
- Pedro Velho
- Rio do Fogo
- São Gonçalo do Amarante
- São José de Mipibu
- Senador Georgino Avelino
- Tibau do Sul
- Vila Flor
A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis para mais informações e orientações. A população deve permanecer atenta às mudanças climáticas e tomar as precauções necessárias.