Natal e regiões próximas estão sob um alerta laranja de acúmulo de chuvas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado do Rio Grande do Norte (RN) enfrenta três alertas simultâneos de chuvas, sendo que um deles se estende até às 23h59 de sábado (15).
Na noite de quinta-feira (13), a capital potiguar e cidades próximas foram atingidas por uma precipitação de quase 100 milímetros. O volume de chuva em tão pouco tempo resultou em diversos pontos intransitáveis na cidade.
Na manhã desta sexta-feira, o Inmet já havia emitido um alerta de chuvas para Natal e outras cidades do litoral do RN. Contudo, ao longo do dia, o alerta foi elevado de amarelo para laranja, sinalizando um risco e gravidade maiores.
As áreas incluídas no alerta podem enfrentar chuvas com volumes estimados entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco significativo de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em localidades propensas a tais fenômenos.
O Inmet orienta a população residente nas áreas afetadas a ficar atentas, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, e, em caso de inundação, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.

