A Governadora Fátima Bezerra, participou na noite desta sexta-feira, 09, de cerimônia de inauguração das novas instalações do Edifício Administrativo Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, um evento que simboliza um marco importante na história da UniCatólica do RN. A solenidade foi conduzida pelo Reitor, Pe. Charles Lamartine.
Durante o evento, foram prestadas homenagens ao Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, o primeiro diretor da UniCatólica, e a Dom Mariano Manzana, Bispo Fundador da instituição. Ambos foram reconhecidos por suas contribuições fundamentais para o desenvolvimento da UniCatólica no Rio Grande do Norte.
O Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, de Manaus/AM, também esteve presente e proferiu um discurso impactante sobre “O Lugar da Educação Católica no Contexto Eclesial e Social”, ressaltando a importância da educação para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Na ocasião, a governadora exaltou o papel de figuras fundamentais na construção desse projeto, como o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas e o ex-bispo Dom Mariano Manzana.
“Sem essas figuras tão devotadas à causa da Educação, sem a luta deles, que plantaram essa semente, dificilmente estaríamos aqui hoje. Também destacamos a dedicação daqueles que têm continuado essa jornada,” ressaltou a governadora. “A educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e construir um futuro melhor. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para garantir que a educação no Rio Grande do Norte siga avançando, oferecendo cada vez mais oportunidades para todos”, completou.
Atualmente, a UniCatólica do RN oferece oito cursos de graduação, todos reconhecidos com notas de excelência pelo MEC, além de mais de 40 cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Direito, Educação, Saúde, Exatas, Arquitetura e Teologia. A instituição atende não apenas a região de Mossoró, mas também Assu, Macau e outras áreas do interior do estado.
A parceria entre a UniCatólica e o Governo do RN tem sido essencial para o sucesso dessa jornada. Recentemente, a chefe do Executivo Estadual esteve em Brasília com o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o Pe. Charles Lamartine. Com o apoio da Governadora Fátima Bezerra, a UniCatólica do RN conseguiu, em abril de 2024, o credenciamento como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC), um processo que estava em tramitação desde 2023. Este novo status dá permissão à instituição ampliar sua oferta acadêmica, incluindo a abertura de novos cursos de graduação, mestrado e doutorado.
“É a realização de um sonho de muitas pessoas. Contamos com o apoio de muita gente e gostaria aqui de agradecer o empenho da governadora Fátima Bezerra, que sempre levou nossas demandas às esferas federais, a deputada Isolda Dantas, à senadora Zenaide Maia, que sempre se somaram em esforços para que este sonho agora venha a se tornar realidade”, agradeceu o diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia e da UniCatólica do RN, Padre Charles Lamartine. “Não tenho dúvida que temos prestado um grande serviço a jovens de todo estado do Rio Grande do Norte, cumprindo papel de levar oportunidade de ensino superior aos jovens do RN”, concluiu.
O edifício administrativo recém-inaugurado abrigará a sala do Reitor, dos Pró-Reitores, da equipe técnica e dos Coordenad”ores de curso, desempenhando um papel fundamental no gerenciamento acadêmico e administrativo da UniCatólica. O próximo grande passo será a abertura do curso de Enfermagem, já avaliado com nota máxima pelo MEC.
Sobre Padre Sátiro
Padre Sátiro ficou marcado como um verdadeiro defensor do ensino público no Rio Grande do Norte, lutando incansavelmente pela estadualização da então Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN), hoje Universidade do Estado do RN (UERN), a única universidade estadual do estado. Com uma carreira de 43 anos no magistério, ele consolidou sua imagem de “padre educador”.
Além de ser professor de Direito, Sociologia, História e Educação Moral e Cívica, Padre Sátiro fundou e presidiu a Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande do Norte (FUNSERN). Ele também é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e da Academia de Letras de Mossoró, reafirmando seu compromisso com a educação e a cultura no estado.