A imprensa internacional repercutiu nesta terça-feira (18) a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em uma tentativa de golpe.
O caso também foi destaque no jornal espanhol El País. “Procurador-geral da República acusa Bolsonaro de tentativa de golpe contra Lula; o ex-presidente de extrema-direita tentou reverter sua derrota eleitoral”, disse o veículo.
O jornal americano The New York Times destacou: “Brasil acusa Bolsonaro de tentativa de golpe”. A mídia acrescentou que “o procurador-geral do Brasil acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de tentar anular as eleições de 2022”.
No primeiro parágrafo do veículo americano, escreve-se: “Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, foi acusado nesta terça-feira de supervisionar um vasto esquema para tentar minar a confiança de sua nação nas eleições de 2022 e, em seguida, anular a votação quando seus aliados não conseguiram encontrar evidências de fraude”.
Já o The Washington Post, também dos Estados Unidos, destacou que “o procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusou formalmente nesta terça-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro de tentar dar um golpe para permanecer no cargo após sua derrota nas eleições de 2022, em uma conspiração que também incluía um plano para envenenar seu sucessor e atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
O britânico The Guardian noticiou que “Jair Bolsonaro é acusado de suposto plano de golpe de extrema-direita para tomar o poder no Brasil”. O jornal do Reino Unido acrescentou que o “ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi acusado de supostamente ajudar a planejar uma conspiração de extrema-direita para se agarrar ao poder por meio de um golpe militar”.
Na França, o jornal Le Monde afirmou que “Bolsonaro, 69, e seus co-réus foram atingidos com cinco acusações pela suposta tentativa de impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomasse posse após uma disputa eleitoral acirrada”.
O caso também foi destaque na imprensa da Argentina no jornal La Nación. “Promotores brasileiros acusaram nesta terça-feira o ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas de uma tentativa de golpe em 2022 para impedir que seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, assumisse o cargo”, afirmou o veículo argentino.
Já o Clarín, também na Argentina, destacou que “Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe em 2022”. O jornal acrescentou que “ele também é acusado de “tentar abolir violentamente o estado democrático de direito” e de “organização criminosa armada” e que “outras 33 pessoas também foram acusadas pelos tribunais locais”.
*Com informações da CNN