A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu nesta quarta-feira (11) o título de Doutora Honoris Causa concedido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A honraria reconhece os serviços prestados à educação, à ciência, à tecnologia e à cultura ao longo de sua trajetória como professora, dirigente sindical, parlamentar e chefe do Executivo estadual.
Durante a solenidade, o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, destacou o significado da homenagem. “Este título de Doutora Honoris Causa reconhece não apenas o vasto currículo, mas a dedicação de uma vida e a paixão inabalável pela educação pública”, declarou.
Este é o terceiro título honorífico concedido à governadora em reconhecimento à sua atuação na área educacional. Em 2019, ela foi homenageada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, em 2022, pelo Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN).
Em seu discurso, Fátima Bezerra ressaltou a expansão da rede federal de ensino no estado, que passou de duas para 25 unidades ao longo das últimas duas décadas, e afirmou que essa experiência inspirou a criação dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação (IERN). Segundo a governadora, a política busca descentralizar o ensino técnico, ampliando o acesso de jovens do interior a cursos profissionalizantes e ao ensino em tempo integral.
Ela também defendeu a interiorização da educação técnica como instrumento de inclusão social e preparação para o mercado de trabalho. “A escola pública é tudo na vida, principalmente para nós que não nascemos em berço de ouro. Ela é decisiva, pois nos dá régua e compasso, preparando-nos para a vida e para a luta social. A escola pública me deu essa régua e compasso, desde o grupo escolar em Nova Palmeira (Paraíba), passando pela escola em Picuí, até a maior parte da minha vida escolar no Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Padre Miguelinho, de onde saí para a Universidade Federal”, afirmou.
Sobre os investimentos na rede estadual de ensino tecnológico, a governadora informou que quase R$ 135 milhões já foram aplicados na implantação de dez unidades dos IERNs. Sete estão em funcionamento nos municípios de Natal, Campo Grande, Jardim de Piranhas, Alexandria, Tangará, Santana do Matos e Areia Branca. Outras três — Touros, Umarizal e São Miguel — foram concluídas e transferidas para a Rede Federal de Ensino. A unidade de Mossoró está em construção e a de São José de Mipibu aguarda início das obras.
O reitor do IFRN também ressaltou o papel da educação como ferramenta de transformação social e lembrou a atuação de Fátima Bezerra no Congresso Nacional, especialmente nas fases de expansão dos Institutos Federais a partir dos anos 2000. “Quero mais uma vez agradecer e mostrar aos alunos e a todos os presentes que, com oportunidade e perseverança, podemos chegar aonde quisermos. A senhora, governadora Fátima Bezerra, é prova viva disso. Neste momento, a instituição tem que agradecer. Queremos dizer à senhora: muito obrigado, governadora”, afirmou.
Já o diretor-geral do IFRN Campus Natal-Zona Norte, Edmilson Barbalho Campos Neto, responsável pela indicação da governadora à honraria, destacou o apoio recebido ao longo dos anos. “Para nós, do IFRN, e especialmente aqui no Campus Natal-Zona Norte, essa relação sempre foi de um apoio incondicional. Não falo apenas das emendas parlamentares — que não significam apenas números em planilhas —, mas sim de uma ajuda de que precisávamos para ir além. Hoje podemos dizer, como ela bem gosta: ‘Valeu o sonho e valeu a luta!’. A presença da professora Fátima Bezerra nos é muito cara, pois é um apoio que vem desde a criação deste campus, há 20 anos. Sua força política foi essencial para que a Zona Norte de Natal pudesse ter um equipamento de qualidade e gratuito como este”, declarou.
A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais, parlamentares e representantes de instituições de ensino, além de gestores do IFRN e da UERN, reunindo membros do Executivo, do Legislativo e de órgãos públicos ligados à educação, cultura, ciência e áreas sociais.

