O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) anunciou, nesta sexta-feira (16), que vai fiscalizar o Parracho de Pirangi. A decisão se deu após a repercussão nas redes sociais de denúncias sobre festas clandestinas realizadas com o uso de lanchas na quarta-feira (14), com uma das publicações tendo sido feita pelo cantor Henry Freitas.
Conforme a nota divulgada, o instituto tomará as medidas adequadas, incluindo a fiscalização do cumprimento das condicionantes e a verificação do licenciamento ambiental dos empreendimentos náuticos da região.
Considerando que a área é de propriedade da União, o Idema também buscará o apoio da Capitania dos Portos – que fiscaliza a capacidade e a segurança das embarcações – além da Polícia Ambiental e do IBAMA-ICMBIO, para que atuem em conjunto no caso.
Ainda de acordo com o Idema, área em questão está em fase de estudos técnicos ambientais, para criação de uma Unidade de Conservação Federal a ser gerida pelo ICMBIO.

