O influenciador digital Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, devem permanecer presos preventivamente na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em São Paulo, nesta sexta-feira (15), e serão transferidos neste sábado (16) para a carceragem de Carapicuíba, na Grande São Paulo.
Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Ministério Público do Trabalho por suspeitas de exploração sexual infantil e tráfico humano, com base em conteúdos publicados nas redes sociais. Os mandados de prisão foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba.
O caso ganhou repercussão nacional após denúncias feitas pelo youtuber Felca, que expôs episódios de adultização de crianças e adolescentes em vídeos associados ao influenciador. Hytalo teve sua conta banida do Instagram. O perfil do marido também foi desativado após tentar defendê-lo publicamente.
Audiência, exames e transferência para a Paraíba
Neste sábado (16), o casal deve passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, por audiência de custódia em Carapicuíba. Depois, serão encaminhados a um Centro de Detenção Provisória (CDP) na cidade. A transferência para João Pessoa, capital paraibana, onde tramita o processo, também está prevista.
“Hoje, eles pernoitam na cadeia de trânsito aqui. Depois seguem para Carapicuíba”, afirmou o delegado Fernando Davi, titular da 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes contra a Fé Pública (DIG).
Defesa nega acusações e fala em perseguição
A defesa de Hytalo e Israel nega as acusações e afirma que o casal é inocente. “Hytalo Santos sempre se colocou à disposição das autoridades. Eles são inocentes. Eu não queria usar a palavra perseguição, mas são pessoas que estão sofrendo bastante. As acusações não procedem”, declarou o advogado Fernando Cassimiro.
Suspeita de fuga e celulares apreendidos
A Polícia Civil acredita que o casal estava se preparando para fugir. Segundo os investigadores, Hytalo e Israel chegaram a São Paulo na quinta-feira (14). Eles estavam hospedados em uma mansão em Carapicuíba, onde foram localizados pela polícia com o apoio do serviço de inteligência, que monitorava o veículo do casal — uma Land Rover, estacionada em frente à residência.
Apesar da suspeita de fuga, a prisão ocorreu sem resistência. “Chegamos mais ou menos às oito da manhã. Não foi preciso arrombar a porta. Eles cooperaram e estavam dormindo no momento da abordagem”, relatou o delegado Fernando Davi.
Durante a operação, oito celulares foram apreendidos — quatro com Hytalo e quatro com Israel. Todos os aparelhos passarão por perícia. Ainda de acordo com a polícia, oito pessoas foram encontradas na casa, todas maiores de idade. A defesa afirma que se tratam de familiares de Hytalo.
Na porta da delegacia, cerca de 25 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, se aglomeraram pedindo a soltura do influenciador.
*Com informações do Estadão