Cirurgias e exames laboratoriais foram suspensos no Hospital Veterinário de Natal, inaugurado em setembro de 2024 no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. A medida surpreendeu usuários que foram ao local nesta segunda-feira (03).
Segundo os tutores de animais atendidos no local, apenas consultas, ultrassonografias e exames de raio-X estão sendo realizados. Eles ainda afirmam que faltam medicamentos e insumos como soro.
MP pediu suspensão de contrato
Em dezembro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou com uma ação civil pública na Justiça para que a Prefeitura de Natal parasse de usar recursos da saúde pública no custeio das despesas do hospital veterinário.
Segundo o MP, os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) não podem ser usados na unidade, uma vez que o Conselho Nacional de Saúde decidiu que a assistência médica veterinária não deve ser considerada serviço de saúde pública.
Na ação, o MP pede que o município rescinda imediatamente o Termo de Cooperação firmado com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, responsável pela unidade, e que a administração do hospital passe para a Secretaria de Meio Ambiente.
Com informações do g1