O canguaretamense Hélio Santa Rosa receberá o título de Cidadão Natalense, conferido pela Câmara Municipal de Natal, nesta quinta-feira (5). A homenagem é conferida àqueles que prestaram relevantes serviços à capital potiguar e será entregue pelo presidente da Casa Legislativa, Ériko Jácome, por proposição do vereador Raniere Barbosa.
Hélio de Menezes Santa Rosa chegou a Natal aos 8 anos e desenvolveu na cidade longa carreira profissional nos serviços público e privado, além de uma forte presença social, não só como proprietário de um dos mais conhecidos serviços de buffet da capital, mas participando muito ativamente de atividades esportivas e humanitárias.
Com um forte sentimento de pertencimento à Cidade do Sol, Dr. Hélio afirma que se sente um cidadão natalense. “São 80 anos junto do América e junto do povo [de Natal]. Trabalhei sempre com o público. Digo muito que conheço metade da população de Natal e outra metade me conhece”, ressalta.
Ele demonstra, ainda, gratidão pela homenagem. “Estou muito feliz e agradecido, vendo exatamente a bondade dos meus amigos em quererem proporcionar uma gentileza dessa envergadura”.
Para a esposa do odontólogo, a professora Cláudia Santa Rosa, o título é um reconhecimento pela trajetória de vida vitoriosa do marido, marcada por honestidade, trabalho e atitudes raras, que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
“Há mais de 35 anos, ouço as histórias de Hélio sobre a sua vida em Natal, desde a infância, as brincadeiras pelas ruas de Natal com os amigos, as peripécias na adolescência e mais tarde a vitalidade da sua atuação profissional, perpassando por diversas áreas, do colunismo social no Diário de Natal até as atuações na odontologia, no serviço público federal e o pioneirismo no ramo de serviços de festas, relatos apaixonados e cheios de vida”, afirma Cláudia.
Carreira profissional
Aos 19 anos, Hélio Santa Rosa foi convidado a trabalhar nos Correios, tendo sido aprovado em concurso público para o órgão posteriormente, chegando a conciliar a atividade com um emprego no Banco do Povo e com os estudos da graduação em Odontologia.
Ainda muito jovem, foi colunista social do Diário de Natal e da Rádio Poti. Também escreveu para o Jornal do Comércio e para a Rádio Nordeste, atuando como repórter em grandes jogos no Estádio Juvenal Lamartine.
Graduou-se pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Natal aos 24 anos e abriu um consultório no pavimento superior da Confeitaria Atheneu, na Rua João Pessoa. A atuação como cirurgião dentista perdurou por longa temporada. Dr. Hélio usou seu ofício para servir às populações de Macau e Santa Cruz. Nesta última cidade, também foi professor de Ciências Naturais no Educandário Cônego Monte.
Sete anos após a formatura, Dr. Hélio retornou para a capital potiguar, ampliando a atuação profissional tanto no serviço público quanto como empresário, com consultório no Edifício Sisal, na Rua João Pessoa. Além disso, gerenciou agências dos Correios na cidade Alta e no Alecrim e arrendou o restaurante da sede do América Futebol Clube, no fim dos anos 60.
Com a experiência adquirida no setor de restauração e identificando uma oportunidade de negócio, abriu o primeiro buffet da cidade, o Santa Rosa, contratado para os maiores e mais importantes eventos do estado durante duas décadas.
Dr. Hélio se aposentou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde exerceu diversas funções como auxiliar judiciário, entre elas, a de chefe da 2ª Zona Eleitoral.
Paixão pelo América e pelos esportes
Torcedor fervoroso do América Futebol Clube desde a infância, Dr. Hélio teve o clube alvirrubro presente em todas as fases da vida e de diversas maneiras, tendo sido atleta de futebol de salão e de basquete, além de diretor de Futsal, Social e de Publicidade. Ainda ajudou a construir a sede do clube e a Arena do Dragão.
Ainda quando estudante universitário, presidiu a Associação Atlética de Desportos Universitários do Rio Grande do Norte e foi o 3º Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).
Perfil humanitário
Há 59 anos, Dr. Hélio integra associação internacional Lions Clube, que desenvolve ações para ajudar os mais necessitados e para melhorar o mundo, com ações como arrecadação doações e pelo meio ambiente, como, por exemplo, a arborização da Rua Apodi.