O “Guinness World Records” confirmou nesta quinta-feira (28) que o cearense João Marinho Neto, nascido em Maranguape, é oficialmente o homem mais velho do mundo, com 112 anos e 52 dias. A confirmação do título ocorreu após a morte do britânico John Tinniswood, que faleceu na última segunda-feira (25).
O “Guinness World Records” lamentou a morte de John Tinniswood e expressou condolências à sua família.
João Marinho Neto nasceu em 5 de outubro de 1912 e cresceu em uma família de fazendeiros. Após a mudança para a zona rural de Apuiarés, no interior do Ceará, ele construiu uma grande família, composta por sete filhos (um já falecido), 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos. Atualmente, João reside em um lar de idosos devido a problemas de visão, mas segundo seu filho Marcos Vinícius, ele mantém uma vida ativa e saudável.
Em declaração ao “Guinness”, João compartilhou seu segredo para a longevidade: estar cercado de boas pessoas e manter os entes queridos por perto. Marcos Vinícius destacou que seu pai é um homem alegre e educado. “Ele mora lá e vive naturalmente bem, se alimenta bem, dorme bem, conversa, entende tudo, conhece todo mundo. Os filhos, ele conhece pela voz”, afirmou Marcos.
O título de homem mais velho do mundo não apenas traz orgulho para João Marinho Neto, mas também para sua família. “A gente se sente muito feliz mesmo. Todo mundo está feliz, todo mundo ganhando, junto, essa felicidade de ter um pai com esse título”, disse Marcos.