A RN-177 é uma artéria vital para o Alto Oeste potiguar: interliga municípios ao estado do Ceará, permite o escoamento da produção da agricultura familiar e garante o acesso de estudantes aos campi da UERN, UFERSA e IFRN. Na quinta-feira (15), a governadora Fátima Bezerra (PT) entregou três importantes trechos restaurados da RN-177, que interligam os municípios de Pau dos Ferros, Francisco Dantas, Viçosa, Portalegre, Itaú e Rodolfo Fernandes. A obra soma investimentos de mais R$ 19 milhões do Tesouro Estadual, totalizando 27 km restaurados.
Encerrando a agenda no Alto Oeste nesta sexta-feira (16), a governadora entregou mais um trecho da RN-177, desta vez interligando os municípios de São Miguel e Coronel João Pessoa. São mais 9 km restaurados, com investimento de R$ 5,6 milhões — somando agora 36 km de estrada renovada.
Implantado em 1979 e pavimentado no ano seguinte, o trecho não passava por restauração desde 2010. Em 2018, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) chegou a classificá-lo como “péssimo”. A nova entrega representa a superação de um ciclo de abandono.
“Essas estradas estavam há quase duas décadas esquecidas. Hoje entregamos caminhos que levam a mais do que destinos — levam a direitos, oportunidades e dignidade”, afirmou a governadora durante a agenda na região.
Para quem vive da terra, a nova estrada representa mais do que infraestrutura. “Tava muito ruim. Agora o que plantamos tem como chegar ao destino”, comemora a agricultora Francisca Elenilde Alves, 59 anos, de Francisco Dantas.
Entre 2019 e 2024, o Governo do RN já entregou 1.400 km de rodovias restauradas. A meta é alcançar 2.059 km até 2026. O programa contempla todas as regiões do estado, com impacto direto em áreas como turismo, agricultura, indústria e comércio. No segundo semestre de 2025, está previsto o início de novas obras que somam mais 600 km, atualmente em fase final de planejamento.
A diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do RN, Natécia Nunes, destacou a complexidade da execução: “Foram obras estruturantes, que exigiram correções profundas no pavimento. A meta foi garantir durabilidade”.
Nos municípios beneficiados, o sentimento é de alívio e esperança. Para o prefeito de Francisco Dantas, José Adolfo, a estrada não é só asfalto. “É vida, é desenvolvimento. Agora, nosso povo tem como ir e vir com mais segurança e dignidade”.
Em Viçosa, onde o turismo é uma das principais atividades econômicas, o prefeito Ramon Alves celebrou o impacto direto para o setor. Mirantes, cachoeiras e trilhas voltam ao mapa dos visitantes. “A RN-177, padrão BR, fomenta o turismo do nosso município e abre as portas da cidade para o mundo”, disse.