O governo do Rio Grande do Norte assinou nesta quinta-feira (18), em Fortaleza/CE, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para formalizar uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada à eficiência energética na administração pública. O objetivo é reduzir custos com energia elétrica nos prédios públicos estaduais.
O acordo foi assinado pela governadora Fátima Bezerra, pelo presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e pelo diretor de planejamento da instituição, Aldemir Freire.
“Acabei de assinar um acordo de cooperação muito importante para o Rio Grande do Norte. Pela expertise que o BNB tem, a instituição vai ajudar a consolidar o projeto de eficiência energética do Estado. Isso significa energia limpa e redução de despesas, especialmente do ponto de vista do custeio”, disse a governadora.
O Rio Grande do Norte é um dos pioneiros neste tipo de parceria com o BNB. O banco priorizará o projeto piloto de instalação de energia fotovoltaica em órgãos públicos, como escolas e instalações de segurança.
A assinatura ocorreu durante o 30º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, realizado em Fortaleza, que celebra 72 anos de atuação do banco. O evento discutiu desafios e oportunidades na Era Digital. Na abertura, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destacou a contribuição de Fátima Bezerra na gestão do Rio Grande do Norte e na defesa dos interesses do Nordeste. Ele lembrou da luta da governadora no combate ao negacionismo no período da pandemia e em defesa da democracia. “Suas contribuições, governadora Fátima Bezerra, são exemplos e inspirações para todos nós”, disse.