O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) assinou nesta sexta-feira, 20, um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Caicó e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Seridó – CIM Seridó para a execução das obras de implantação do Aterro Sanitário de Caicó – sub-célula 1A da primeira etapa. O evento contou com a presença da governadora, Fátima Bezerra, da ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade; do assessor especial da SEMARH, Sergio Pinheiro; do prefeito de Caicó, Judas Tadeu Alves dos Santos, além de outros políticos da região e representantes da sociedade civil.
O Aterro Sanitário de Caicó conta um investimento no valor de 5 milhões de reais e, após concluído, irá beneficiar de imediato a 61.146 habitantes que residem no Município de Caicó. E de acordo com os técnicos, quando for ampliado com as Células 1B e 1C, possibilitará o atendimento para uma população de 300.049 habitantes de 26 municípios. Esses municípios integram a regionalização estabelecida no Plano Estadual de Resíduos Sólidos para a região do Seridó, que contempla a gestão de resíduos sólidos, de modo a garantir a destinação adequada de resíduos sólidos domiciliares.
Vale ressaltar que a implantação deste Aterro Sanitário não é apenas uma obra de infraestrutura para a gestão de resíduos sólidos da região, mas trata-se de um investimento na melhoria do saneamento básico e da saúde pública.
Em seu discurso, a governadora Fátima Bezerra ressaltou a inauguração da Policlínica Regional do Seridó que foi entregue pouco antes da assinatura do Termo de Cooperação do Aterro Sanitário. “Aqui onde nasce a primeira Policlínica Regional é também aonde nasce o primeiro Aterro Sanitário do Seridó. Essas obras, com certeza, ajudarão a trazer mais saúde para a população da região”. Ela lembrou o importante papel da SEMARH no projeto e no licenciamento ambiental do Aterro Sanitário.
Para a ministra Nisia Trindade, com a Policlínica e o Aterro Sanitário os moradores do município de Caicó e região ganharão saúde e qualidade de vida. “Saneamento básico é um fator fundamental para a melhoria da saúde da população”, afirmou.
Na noite desta quinta-feira (19/10), no km 01 da BR 405, em Mossoró/RN, foi preso um homem de 48 anos, condutor de uma motoneta BIZ 125, por dirigir sob efeito de álcool. Durante o teste do bafômetro, foi constatado o valor de 0,63 miligramas de álcool or litro dear pelido pelos pulmões. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Mossoró/RN.
Na mesma noite, em Parnamirim/RN, foi preso mais um condutor (e trânsito. O condutor, que se recusou a realizar o teste de bafômetro, foi localizado em um posto de combustível, visivelmente embriagado e desorientado. Os policiais encontraram no interior do veículo uma pistola calibre 9x21mm e 16 munições. O preso e o armamento apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Parnamirim/RN.

