Por Carol Ribeiro
No dia 23 de agosto de 2022 nascia o Diário do RN. Em meio à efervescência da eleição geral, o Diário chegou acompanhando os momentos decisivos do pleito que foi definido pouco mais de um mês depois, com a vitória de Fátima Bezerra (PT), reeleita em primeiro turno para permanecer no comando do Rio Grande do Norte. Com foco no jornalismo político, o Diário do RN se mantém dois anos e meio depois, cumprindo a missão de levar jornalismo profissional aos norte rio-grandenses. Um reconhecimento que parte da própria governadora, em conversa com o Diário.
“O Diário do RN tem sido um importante aliado na promoção do debate público e no fortalecimento da democracia em nosso Estado”, reconhece a chefe do Executivo Estadual.
Fátima Bezerra observa o compromisso com a ética que o jornal mantém com a sociedade: “Que o veículo continue cumprindo seu papel de levar notícias, inspiração e reflexão a todos os potiguares, sempre com o compromisso ético, credibilidade e respeito à verdade”.
O pensamento é semelhante ao do vice-governador, Walter Alves (MDB). Waltinho, eleito vice-governador na primeira cobertura eleitoral realizada pelo Diário do RN, ressalta o caráter informativo, comprometido e transparente do Diário do RN.
“O Diário do RN chega à sua edição de número 500 e quem ganha com isso é o jornalismo do Rio Grande do Norte, nossa democracia e todos os leitores que acompanham o desenrolar dos fatos por meio das notícias que o Diário veicula. É um satisfação ver que essa empreitada segue firme com seus compromissos editoriais e atua com personalidade no campo da comunicação. Quanto mais jornalismo, mais transparência e democracia teremos na nossa sociedade. Vida longa ao Diário do RN. Que venham outras centenas de edições”, afirma Alves.
Senadores Rogério Marinho e Zenaide Maia destacam a necessidade do jornalismo de qualidade para a democracia

Num tempo em que manchetes nascem e morrem em segundos nas telas de celulares, um impresso potiguar nasceu em meio aos desafios impostos pela tecnologia e segue firme, dando forma ao jornalismo de verdade. O Diário do RN acaba de alcançar sua 500ª edição e, com ela, o reconhecimento não só dos leitores, mas também de figuras que fazem parte das notícias diárias sobre política do Estado — entre elas, os senadores Rogério Marinho (PL) e Zenaide Maia (PSD), que lembram da liberdade de expressão e do respeito ao leitor como pilares do jornal.
Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho destacou a importância de se manter vivo o jornalismo profissional. Para ele, a resistência do impresso frente ao avanço das novas mídias é uma conquista. Ele observou a importância da informação de qualidade como direito dos cidadãos.
“A imprensa livre é fundamental em uma democracia. E o trabalho do jornalismo profissional é essencial para manter vivo esse direito aos cidadãos brasileiros. Parabenizo a todos que fazem o jornal Diário do RN, que chega a sua edição de número 500 mantendo de pé o jornal impresso em meio ao avanço das novas mídias e em um tempo onde vivemos tantas ameaças à liberdade e à opinião”, disse o parlamentar à reportagem.
Já a senadora Zenaide Maia, vice-líder do Governo no Senado, enxergou no marco das 500 edições um sinal de compromisso e amor pelo jornalismo potiguar.
“É com grande alegria que parabenizo o Jornal Diário do RN por esta marca tão significativa: 500 edições de compromisso com a notícia, a democracia e o jornalismo potiguar. O Diário do RN vem traçando uma trajetória de contribuição para a imprensa local. Em tempos de tantos desafios para a comunicação responsável, alcançar esse marco é uma prova de perseverança e dedicação à missão de informar com qualidade”, ressaltou, sobre a missão de manter o jornalismo verdade no dia a dia.
A senadora também falou sobre o poder da comunicação e o papel do jornal no debate público.
“Costumo dizer que comunicação é poder — e vocês exercem esse poder com coragem e responsabilidade, dando voz às demandas da sociedade. Que venham muitas outras edições, sempre pautadas pela liberdade de imprensa, pelo respeito ao leitor e pelo amor ao Rio Grande do Norte!”, celebrou Zenaide.