Por Carol Ribeiro
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) afirma que as acusações feitas nesta semana contra ele são “caluniosas”. Em vídeo enviado por sua assessoria ao Diário do RN, o parlamentar potiguar prefere não se ater às acusações de André Janones (Avante-MG) sobre importunação sexual, mas focar em acusações contra o colega de parlamento.
Janones registrou boletim de ocorrência contra ele e outros parlamentares por agressões físicas, injúrias e importunação sexual. O episódio ocorreu no plenário da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (09), em meio a uma das sessões mais tumultuadas do ano.
“Essa polêmica que surgiu deste deputado desqualificado, o tal de André Janones, que tem me acusado e acusado outros parlamentares de forma caluniosa”, disparou Gonçalves, que classificou o mineiro como um parlamentar “que não produz nada para Minas Gerais, nem para o Brasil”. Para o potiguar, Janones só aparece em plenário para “tumultuar e gerar problemas”.
A resposta de Gonçalves vem após Janones registrar, junto à 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que foi cercado, agredido e apalpado por cerca de 20 deputados bolsonaristas, com destaque para Gonçalves e Giovani Cherini (PL-RS). Segundo o boletim de ocorrência obtido pelo Metrópoles, Janones relata que recebeu chutes, socos, empurrões e foi alvo de xingamentos de baixo calão, como “vagabundo” e “chupador de rola”, durante o episódio.
“O deputado disse ainda que levou vários empurrões desses parlamentares. Os demais agressores ainda não foram identificados. Informa ainda que, durante as agressões físicas, por diversas vezes, vários deputados – sendo identificado como um deles o deputado Evandro (Sargento Gonçalves) – apalparam suas partes íntimas, nádegas e pênis, causando-lhe grande constrangimento e sofrimento emocional”, diz trecho do boletim.
Um dos vídeos do próprio Janones, divulgado pelo Metrópoles, mostra o momento em que ele é abordado por um grupo de parlamentares durante a fala do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Nele, é possível ver Sargento Gonçalves se aproximando por trás e, em seguida, desferindo um chute na parte posterior da perna de Janones. A cena também foi gravada por outros deputados, com imagens circulando nas redes sociais.
É possível ouvir Janones questionando: “o que é isso? O que é isso?” em meio ao tumulto. Entretanto, em outros vídeos, é possível ver a confusão entre os deputados do PL, que em alguns momentos gritam repetidamente “rachadinha”, se referindo à acusação contra Janones, mas não é possível identificar importunação sexual.
Gonçalves, em detrimento da denúncia do deputado do Avante, afirma que Janones tenta “tirar o foco” de sua própria crise: “A mesa diretora da Câmara, através do deputado Hugo Motta, enviou uma denúncia ao Conselho de Ética pedindo a suspensão do mandato dele por seis meses. Está tentando inverter a situação, como se fosse ele a vítima”, disse o potiguar.
Segundo o parlamentar do RN, reunião que acontecerá hoje (15) ou amanhã (16) no Conselho de Ética será “para fazer justiça”, mas, no caso, contra Janones.
“Na semana passada, ele desrespeitou Nikolas Ferreira, desrespeitou outros colegas, ameaçou, agrediu verbalmente vários parlamentares. E agora quer se fazer de vítima”, garantiu.
De acordo com a imprensa nacional, a Polícia Civil do DF investiga as denúncias. O Conselho de Ética da Câmara também deve se manifestar nos próximos dias, tanto sobre a conduta de Janones quanto sobre os parlamentares por ele acusados.