Por Andrea Lemos
Informes Pet
“O AMOR EM QUATRO PATAS”
É o tema de um cordel que faz homenagem aos cães. O poeta Mané Beradeiro, escreveu o poema retratando momentos onde os cães estão presentes na história, literatura, cinema, televisão, tirinhas de jornais e encerra com a cadela “Piabinha” que durante anos acompanhou todos os enterros na cidade de Campo Grande RN. Para ter acesso à leitura é só entrar em contato com o escritor (084)98719-4534 ou pelo E-mail: Franciscomartinses@gmail.com e boa leitura.
DogHero
Se vai viajar, e precisa deixar o seu animal de estimação e não sabe como proceder? Encontrei uma plataforma para pets que disponibiliza hospedagem, creche, entre outros serviços. O interessante é a interação à distância entre o tutor, o pet e o cuidador (a). E, ao final de cada dia um relatório é passado com todas as ações do seu pet. Precisei dos serviços, amei a cuidadora, Sandra Pimentel e super recomendo. Instagram: @sandrapimentel3
Lei Nº 7.152
Você sabia que a Lei Nº 7. 152 dá direito aos animais domésticos circularem nos parques públicos municipais, shoppings centers e centros comerciais de Natal?
A Lei N º 7.152, foi aprovada na Câmara e publicada no Diário Oficial do Município, em junho de 2021.
De acordo com a lei, os animais deverão estar de coleira, acompanhados de seus proprietários, que zelarão pela limpeza do local com o recolhimento dos dejetos e que o tutor que pretender levar seu animal de estimação a algum parque municipal, deverá realizar identificação na portaria do local, informando dados pessoais e características do animal.
História da minha vida com Pet, contada por Sandra Pimentel
Sou professora, casada, mãe de três filhos e tutora há cinco anos do pet Pudim, um cão amável, brincalhão, companheiro e fiel, da raça Poodle. A dedicação pelos animais começou muito cedo, ainda criança, quando minha mãe me dava a missão de colocar comida e água para mais de 50 galinhas, além de patos e perus. Meu pai me levava ao curral onde tomava o leite, quentinho, tirado da vaca. Isso só fez crescer o meu amor pelos animais.
Com o passar do tempo, já adulta, tive sempre um pet em casa. Foram muitos cachorros de porte médio e pequeno. Cada vez que eles se encantavam, ficava um vazio imenso, porque preenchiam o dia a dia da minha família com muito amor e alegria, sempre nos recepcionando quando chegávamos do trabalho ou da escola.
Pois bem, com toda essa trajetória de cuidado aos amiguinhos peludos, é que há quase um ano resolvi ficar com os pets quando seus tutores precisam viajar, e na ausência, eles, os animais, ficam carentes de carinho atenção. O início dessa etapa começou quando a sobrinha do meu esposo pediu para ficarmos com sua Bela, uma Cocker spaniel. A experiência foi maravilhosa! Os três dias cuidando de Bela, dando alimentação no horário, água, passeios no final da tarde, brincadeiras e muito mais, despertaram em mim o desejo de receber outros cães em minha casa.
Cadastrei-me no aplicativo nacional de hospedagem, DogHero, fiz cursos oferecidos pela plataforma, onde aprendi a ter maiores cuidados e atenção, somados à responsabilidade.
Em janeiro próximo estaremos celebrando um ano desse serviço. Um ofício que exige dedicação e contagia toda minha família, que dentro das possibilidades me ajuda na missão. Não consigo me ver sem receber os pets e o reconhecimento vindo dos seus tutores. Por isso, no período da estada fazemos o possível para que eles se sintam acolhidos, amados e mais próximos da rotina da sua casa. Tem sido uma experiência fantástica, cada cão com suas características. Encerro com uma estrofe extraída do cordel “O Amor em 4 Patas”, escrito por meu marido, que usa o pseudônimo do escritor Mané Beradeiro, um folheto que trata sobre os cães:
Não importa raça ou cor
A condição social
O cão vai amar o seu dono
De forma descomunal
Desconheço outro bicho
De sentimento igual.