A ideia de unir os estados do Sul e do Sudeste para defender os interesses econômicos das duas regiões, lançada no último sábado (5) pelo governador de Minais Gerais, Romeu Zema (Novo), e defendida pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), continua rendendo na imprensa local.
As declarações do gestor mineiro foram abordadas em matéria publicada pelo Diário do RN nesta terça-feira (8), que trouxe os entendimentos dos deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ambos do PT sobre a fala de Zema. O texto trouxe também uma fala do deputado General Girão (PL), retirada da rede social do parlamentar uma vez que ele afirmou estar em deslocamento para Brasília, apoiando o posicionamento de Leite. Girão questionou o texto.
“General Girão não se pronunciou sobre o tema e não teve tempo hábil para responder a indagação prévia da redação do Diário do RN, pois estava em voo, se deslocando de Natal para Brasília. Portanto, não houve a coleta da fala do parlamentar e muito menos a defesa de um suposto discurso separatista. A matéria publicada no portal e no jornal impresso do mesmo veículo, no dia 08 de agosto, traz citações inverídicas acerca de possíveis falas do deputado federal”, comunicou o parlamentar, por meio de nota oficial.
O deputado federal questionou também o fato do jornal ter divulgado sua postagem em defesa a Leite, que, por sua vez, defendeu a ideia proposta por Zema, conforme foi divulgado por diversos veículos de comunicação de âmbito nacional, a exemplo dos sites do Estadão, Terra, Correio Braziliense, entre outros.
As palavras de Leite, segundo os governadores do Nordeste, são referentes às disputas em torno da reforma tributária, tema que tem dividido os estados em dois blocos: os governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com maioria no Senado, que se sentiram prejudicados com o texto aprovado pelos deputados federais. De outro, Sul e Sudeste, com maioria na Câmara.
Segundo Romeu Zema, as regiões Sul e Sudeste possuem mais de 50% da população e são as que mais produzem, no entanto, não recebem o mesmo retorno quando o assunto envolve benefícios financeiros e políticos.
Uma das frases ditas pelo governador mineiro que mais incomodou os gestores do Nordeste e do Norte, que divulgaram uma carta aberta à população no último domingo (6), por meio do Consórcio Nordeste, foi comparar o processo a “dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixar de lado as que estão produzindo muito”.
“A reportagem traz uma citação do deputado General Girão feita no twitter do parlamentar, em favor da fala do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A legenda da postagem critica, tão somente, a Reforma Tributária, no que tange à centralização do poder econômico da União e tirando a autonomia de todos os estados da federação. O jornal usou o trecho, que em nada se relaciona com a fala do governador Romeu Zema, para criar um paradoxo com as críticas feitas por outros parlamentares ao gestor do executivo mineiro”, afirmou o parlamentar, em sua nota enviada à redação do Diário do RN no fim da tarde desta terça-feira.