O professor, coreógrafo e pesquisador da cultura nordestina, Artur Garcez, será um dos destaques do Rio Grande do Norte na Expoeduc 2025, maior Congresso de Educação do Norte-Nordeste, que será realizado no Centro de Convenções, em Natal, nos dias 25 e 26 de julho.
Fundador da escola Garcez Experimental de Dança (GED), ele foi convidado a ministrar, no dia 25 de julho, a palestra “TANV e seus caminhos nos processos de construção do conhecimento através da arte”, tema que aborda o Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV) e suas implicações nas práticas educativas e artísticas.
Lançamento do Documentário
Na ocasião, também ocorrerá o aguardado lançamento do documentário ‘Dança Educação – Sandálias de Couro’, um projeto sócio-educativo realizado na Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, no bairro das Quintas, fruto da Lei Paulo Gustavo e produzido pela Sol Produções. O filme mostra o potencial transformador da dança em contextos populares.
Garcez Experimental de Dança
Durante os dois dias de Expoeduc, o grupo Garcez Experimental de Dança, dirigido por Artur Garcez, promete emocionar o público. O GED vai abrir palestras de nomes como Marcelo Tás, Lúcia Helena Galvão e Rossandro Klinjey na ‘Arena Max Espaço para Todos’, com apresentações de maracatu, xaxado e baião, celebrando a riqueza da dança nordestina e o compromisso com a inclusão por meio da cultura.
Festival de Joinville
Encerrando a participação na Expoeduc, Artur Garcez e sua companhia de dança embarcam para Santa Catarina, onde representam o Rio Grande do Norte no prestigiado Festival de Dança de Joinville, entre 28 de julho e 2 de agosto.
Serão 18 apresentações entre palcos competitivos e abertos, incluindo solos, duos e conjuntos, consolidando o talento e a expressão cultural potiguar no maior festival de dança do mundo.
“É um orgulho mostrar nossa dança e nossa essência nordestina em palcos tão importantes”, destaca Garcez. Entre os destaques, a bailarina Isabela Rosado, vice-campeã na edição passada, disputa novamente o troféu no Festival da Sapatilha Competitivo, agora ao lado de um conjunto, na categoria Danças Populares Brasileiras.