A partir desta segunda-feira (9), os funcionários das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte iniciarão uma greve por tempo indeterminado. A decisão unânime ocorreu após a categoria rejeitar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na última sexta-feira (6).
A Fenaban apresentou propostas, entre elas um reajuste salarial de 4,64% para 2024, com um aumento real de 0,7%, e um reajuste de 15% nos pisos salariais. Para 2025, foi sugerido um aumento real de 0,6% acima da inflação. Além disso, a proposta incluía a oferta de 3.000 vagas de formação para mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI) e um reajuste de 8% na verba de requalificação, elevando o total para R$ 2.285.
No entanto, os bancários rejeitaram os índices de aumento real apresentados, classificando-os como insuficientes. Em nota oficial, a entidade afirmou que esses índices representam um sucateamento do salário do trabalhador, que já perdeu consideravelmente seu poder de compra.