Por Renata Carvalho
A construção de cidades democráticas foi o tema do evento que reuniu em Natal o presidente da Embratur e ex-deputado federal, Marcelo Freixo (PT), e a deputada federal Natália Bonavides. Em entrevista exclusiva ao Diário do RN, o presidente enfatizou a importância da mobilidade urbana para a democracia no Brasil, ressaltou que as cidades precisam ser preparadas para garantir o acesso de todos, não apenas daqueles que possuem carro, além de comentar as expectativas para as eleições municipais de 2024.
“O debate sobre mobilidade é o debate do acesso à cidade. Quem tem acesso à cidade, quem não tem?”, questionou Freixo. Ele destacou que pensar em espaços urbanos mais acessíveis é um dos maiores desafios do século XXI. “Tornar as cidades mais democráticas é a tarefa fundamental que temos hoje.”
Dentro dessa perspectiva de debate, Freixo destacou a importância de debater questões relevantes para o país e de ter pessoas com boa capacidade de diálogo no comando das cidades: “Natália Bonavides será a candidata da governadora Fátima. A Natália é uma excelente deputada, uma pessoa de uma grande dedicação ao trabalho, uma grande capacidade de articulação, diálogo. Então é uma jovem, com muita capacidade de liderança, capacidade de estudo e capacidade de compor, de ter diálogo, que é o que o Brasil precisa hoje”
Ao ser questionado sobre a polarização política no país e seu possível impacto nas eleições municipais de 2024, Freixo observou que, apesar da polarização existente, as pessoas tendem a votar levando em consideração seus problemas reais e concretos. “Na hora de votar no vereador ou no prefeito, o cidadão também olha para sua rua, seu transporte, a escola do seu filho. É uma eleição que toca numa vida muito real do morador”, afirmou.
Turismo e a chegada da nova administração no Aeroporto
O primeiro compromisso de Marcelo Freixo no RN, nesta segunda-feira (19), aconteceu ainda no Aeroporto Aluízio Alves onde participou do evento que marcou o início da operação da Zurich Airport Brasil no terminal. “Hoje marca um marco significativo para o setor aeroportuário brasileiro, com a Zurich Aeroporto assumindo a gestão de diversos aeroportos no país. Com vasta experiência na administração de aeroportos renomados, como os de Florianópolis e Confins, a Zurich traz consigo uma expectativa promissora de excelência na gestão aeroportuária”, afirmou o presidente da Embratur, destacando ainda a importância dessa parceria para o turismo nacional e internacional. “Os aeroportos são portas de entrada para o Brasil, e uma gestão eficiente é fundamental para atrair cada vez mais turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros”, ressaltou Freixo.
O Rio Grande do Norte, reconhecido como um dos destinos turísticos mais importantes do Nordeste e do Brasil, tem sido alvo de esforços para atrair visitantes. Freixo enfatizou o papel estratégico do estado, especialmente na promoção em feiras internacionais, como a Feira de Lisboa, onde a governadora Fátima participará de uma agenda conjunta para apresentar as potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte aos mercados europeus.
“O mercado europeu é crucial para o Nordeste, e especificamente para o Rio Grande do Norte”, afirmou Freixo. “Nós temos trabalhado intensamente para destacar as belezas naturais e culturais da região em eventos internacionais, atraindo a atenção de importantes operadoras de turismo, que já estão programando viagens para setembro e outubro deste ano.”
Quanto à infraestrutura turística, Freixo reconheceu que o Rio Grande do Norte ainda enfrenta desafios em comparação com outros estados vizinhos, como Ceará e Paraíba. No entanto, ele destacou os recentes avanços durante o Carnaval, que registrou uma alta taxa de ocupação hoteleira e foi elogiado pela segurança e organização.
“A imagem do Rio Grande do Norte vai além das praias e do sol”, afirmou Freixo. “Estamos promovendo ativamente o artesanato, a cultura e a gastronomia da região para atrair um turismo mais diversificado e sustentável.”
Com a gestão aeroportuária nas mãos da Zurich e o apoio do governo estadual, a expectativa é de um aumento significativo no número de voos e turistas que escolhem o Rio Grande do Norte como seu destino preferido. “Estamos prontos para receber o mundo de braços abertos”, concluiu Freixo.

