O segmento de barba, cabelo e cuidados estéticos para homens está ganhando cada vez mais força no mercado, pois não são apenas as mulheres que estão buscando melhorar a aparência e dar um up na autoestima. O barbeiro Ramiro Pedro, 31, mais conhecido no ramo como Don, afirma que hoje os homens estão frequentando muito mais as barbearias e que a cada dia, surgem novos serviços direcionados ao cuidado masculino: “As barbearias estão cada dia mais atualizadas, fazendo com o que o serviço faça parte de toda uma experiência. Tentamos fazer com que o cliente se sinta o mais à vontade possível, tornando o ambiente descontraído e agradável, eliminando a vergonha e a timidez”.
Don é proprietário da Majestic Barbearia, localizada na Rua Walter Duarte Pereira, em Capim Macio, e sua loja tem um bordão que faz sucesso entre a clientela “corta-se cabelo de homem fiel” que é usado de forma descontraída e em duplo sentido: “É uma forma de falar sobre a fidelidade do cliente com o barbeiro e aproveitamos para chamar atenção dos casais, indicando a barbearia aos seus companheiros, brincando para testar sua fidelidade, mas atendemos solteiros também, até porque solteiros não traem”, brinca.

Don trabalhava como assistente administrativo numa fábrica há 6 anos, quando na época, ganhou uma bolsa para fazer o curso de barbeiro. Ao tentar conciliar o trabalho com os estudos, ele se encontrou na área e, há 10 anos, a barbearia além de ser um negócio, se tornou sua paixão. Segundo Don, o homem tem se tornado cada vez mais vaidoso: “Não é só para passar uma melhor aparência, mas para elevar a autoestima. Todo homem depois que corta o cabelo se sente bem, limpo e até mais confiante”.
Entre um corte e outro, não é feito apenas um serviço, pois durante o atendimento, os clientes também conversam e partilham experiências, criando um laço de afinidade: “Cada cliente é uma conversa diferente, escutamos várias histórias alegres, tristes, amorosas; e com os clientes mais próximos damos conselhos, inclusive já teve cliente que várias vezes pediu conselho sobre casamento, filhos, etc… E depois voltou com feedback positivo. Temos a confiança deles, pois a cadeira do barbeiro é um baú trancado a sete chaves”.



Don afirma que o público masculino vem perdendo a vergonha e até a timidez com relação aos cuidados com cabelo e barba e reforça que ir à barbearia tem se tornado um ato cada vez mais comum, além de ser uma forma de lazer e divertimento para os homens, pontuando situações inusitadas: “Já aconteceu de amigos que precisam cortar o cabelo marcarem o corte no mesmo dia e horário. Aproveitam para tomar uma cervejinha ou um café enquanto batem aquele papo descontraído. Clientes que nos ligam falando que tiveram um dia difícil e precisam relaxar e marcar um horário. Teve até um cliente que dormiu enquanto fazia a barba e recebia uma massagem na nossa cadeira”.