Por Carol Ribeiro
O líder do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Francisco do PT, afirmou ao Diário do RN que a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) tem avançado em diversas áreas e sofre ataques injustos por parte da oposição, com base em “fake news e mentiras”. Por isso, o Governo vem executando um trabalho voltado para a divulgação de realizações da gestão numa ofensiva aos ataques. Durante entrevista, o parlamentar destacou realizações do governo e avaliou os nomes cotados para a disputa do governo estadual em 2026, defendendo a pré-candidatura do atual secretário Cadu Xavier.
“É um governo que avançou. Tem problema? Tem, evidentemente que tem problemas. Mas o nosso governo é um governo que é vítima de muitos ataques, feitos na forma de fake news, de mentiras”, afirmou. Segundo Francisco, setores que deixaram o Estado “na situação em que deixaram” agora tentam “dizer ao povo do Rio Grande do Norte que o RN hoje estaria, na visão deles, nas fake news deles, pior do que o Rio Grande do Norte que Fátima encontrou para governar. E não é verdade. É só comparar em qualquer área”, analisa Francisco.
O deputado alertou que a falta de comunicação pode trazer prejuízos eleitorais: “Se o governo não fizer isso e a gente assistir passivamente a esta tentativa que setores da oposição tentam fazer, de desconstruir aquilo que eles deixaram arruinado, é evidente que isso traz consequências eleitorais”.
Por isso, segundo ele, o governo tem se empenhado em mostrar os resultados do trabalho realizado: “Que já aparecem visivelmente em diversas estradas, em diversas escolas, em diversos hospitais, na segurança pública. Não são mais somente números, são coisas visíveis”, disse.
Francisco afirmou que o atual governo é muito melhor do que o que Fátima recebeu em 2019: “Eu não tenho nenhuma dúvida em afirmar: o Rio Grande do Norte de hoje é muito melhor do que o Rio Grande do Norte que nós pegamos para governar”, reforça.
Como exemplos, o deputado citou o aumento do número de UTIs, reformas em hospitais regionais, concursos e nomeações de professores, expansão do ensino em tempo integral, renovação da frota de viaturas e a melhoria nos indicadores de segurança. “Hoje, todos os municípios do Rio Grande do Norte têm viaturas novas do Estado. Adquirimos uma nova aeronave, um novo helicóptero. […] Em 2019, estávamos entre os piores do Brasil em número de violência. Hoje estamos entre os mais seguros do nosso país”, garante.
Sobre a folha de pagamento, Francisco lembrou que o governo recebeu o Estado com salários atrasados: “Hoje os salários estão em dia e as categorias de servidores e servidoras do Estado têm hoje política de recomposição salarial. É um governo que avançou”, ressalta.
Cadu Xavier e a sucessão estadual
Sobre a possível candidatura do secretário Cadu Xavier (PT) ao governo em 2026, Francisco do PT afirmou que há consenso interno no partido e apoio de aliados: “Dentro do PT não há nenhuma divergência em relação a isso. É um nome que está sendo construído não apenas do ponto de vista da concordância do PT estadual, do Governo, mas também dialogado com os aliados de outros partidos políticos”, afirma sobre a base que inclui legendas como PV, PCdoB, MDB, PSB e PDT.
Segundo o deputado, nomes que poderiam ser naturais na linha sucessória, como o vice-governador Walter Alves e o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, não demonstraram interesse na disputa. “Walter já deu inúmeras declarações dizendo que não pretende ser candidato à reeleição. […] Ezequiel, que é um grande quadro, também teria dito aos interlocutores do governo que não estaria com seu nome à disposição”, e que por isso, o nome hoje do sistema governista é Cadu Xavier.
Francisco reforçou que Cadu Xavier “é um quadro extremamente competente, preparado, habilidoso, experiente, conhecedor da realidade do Estado”. Apesar disso, ponderou que a decisão final será coletiva: “Ainda tem tempo para essa discussão ser feita. Ninguém vai querer fazer nenhum tipo de imposição. Não se constrói política com esse critério da imposição”, finaliza.
Senado: Zenaide e
Fátima na mesma chapa
O líder do governo também defendeu que a senadora Zenaide Maia (PSD) componha a chapa com Fátima Bezerra na eleição para o Senado em 2026, como já havia afirmado. “Eu acho que Zenaide tem que estar com Fátima. […] É uma grande parlamentar, está aliada conosco já há bastante tempo. Tem ideias muito progressistas, tem serviços prestados ao Rio Grande do Norte”, reforça.
Francisco elogiou a atuação de Zenaide como uma das líderes do governo Lula no Senado e afirmou que, naquilo que depender dele, a senadora estará na chapa: “Acredito, sim, que é fundamental desenvolvermos todos os esforços necessários para continuidade dessa aliança exitosa. Essa aliança possibilitou Fátima se eleger governadora lá em 2018 e Zenaide senadora da República. Aquilo que está dando certo, na minha opinião, é importante que continue”.