Acabou a expectativa, o carnaubense Ayrton Lucas é atleta oficial do Flamengo e vai reforçar o time no Mundial de Clubes, em fevereiro, no Marrocos. O clube rubro-negro anunciou que chegou a um acordo com o Spartak Moscou, da Rússia, e adquiriu o lateral-esquerdo por 7 milhões de euros, cerca de R$ 39 milhões. O novo contrato do jogador é válido até 2027.
Ayrton Lucas tinha vínculo com o Flamengo até o fim da última temporada e nunca escondeu o desejo de seguir no clube, principalmente depois de conquistar o título da Libertadores da América. Logo depois da confirmação, o potiguar postou a foto da assinatura do novo contrato nas redes sociais e escreveu “te amo Flamengo”.
Pelo Flamengo, Ayrton Lucas disputou 41 jogos, marcou dois gols e deu seis assistências. Conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores de 2022. Teve papel importante na decisão do título da América, diante do Athletico-PR, quando entrou no decorrer da partida, na vaga de Filipe Luís, e numa de suas arrancadas sofreu a falta que acabou com a expulsão do zagueiro Pedro Henrique.
Ayrton Lucas deverá seguir se revezando na posição com Filipe Luís, que renovou com o clube rubro-negro até 2024. O calendário de competições em 2023 começa com Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, além do Mundial de Clubes.
Mecanismo de solidariedade garante 1% do valor ao ABC
Natural de Carnaúba dos Dantas, Ayrton Lucas começou a carreira na base do ABC. Ele esteve no clube entre março de 2013 e outubro de 2014, e baseado no mecanismo de solidariedade da Fifa, que garante um percentual de 5% em negociações internacionais aos clubes pelos quais o jogador passou entre os 12 e 23 anos de idade, o alvinegro terá direito a 1% do valor da venda, cerca de R$ 396 mil.
O cálculo é realizado com base no tempo que o jogador passou por um clube, sendo 0,25% para cada temporada antes dos 15 anos e 0,50% até os 23 anos. Como Ayrton Lucas esteve no clube entre março de 2013 (temporada do 16º aniversário) e outubro de 2014 (quando completou 17 anos), o ABC terá direito a 0,50% por cada ano, totalizando 1%. No final de 2014, ele foi negociado ao Fluminense, onde passou quatro anos, até ser vendido para o Spartak.