A Argentina quebrou um jejum de 36 anos sem Copas do Mundo ao bater a França na final do mundial no Catar, se transformando na quarta seleção na história a conquistar um título fora do seu continente. Antes, o Brasil por duas vezes – 1958 na Suíça e 2002, a Espanha em 2010 na África do Sul e a Alemanha em 2014 no Brasil, conquistaram títulos mundiais fora do seu continente.
A decisão no último domingo (18) foi um jogo digno de final de Copa do Mundo, a Argentina empatou com a França por 3 a 3 em 120 minutos e ganhou nos pênaltis por 4 a 2, conquistando o título no Catar. Messi e Mbappé foram os nomes do jogo. O 10 argentino anotou dois gols e o 10 francês marcou três vezes.
No primeiro tempo da final, Messi, de pênalti, e Di Maria, em belo chute rasteiro, da entrada da área, marcaram os gols argentinos. Só que a França foi buscar o empate com Mbappé, que anotou duas vezes – um de pênalti e outro em belo voleio. Na prorrogação, no segundo tempo, Messi aproveitando sobra da pequena área fez 3 a 2, mas Mbappé empatou o jogo, novamente em cobrança de pênalti.
Na disputa de pênaltis, Martínez pegou uma das cobranças da França e viu outra ir para fora, para se consagrar com o nome da disputa. A Argentina acertou as quatro cobranças, cabendo a Molina anotar o gol do terceiro título argentino em Mundiais.
Lionel Messi é eleito o melhor da Copa
A Fifa premiou os melhores da Copa do Mundo de 2022 e a Argentina faturou três dos quatro prêmios individuais. Lionel Messi foi eleito o melhor jogador, terminou o torneio com sete gols e três assistências, e o único da história que faturou a premiação da Bola de Ouro em dois Mundiais, somando também o feito em 2014. O goleiro Emiliano Martínez ganhou a Luva de Ouro e o volante Enzo Fernández o prêmio de revelação do Mundial. A chuteira de ouro de artilheiro ficou Mbappé com oito gols marcados. Campeão da Copa América de 2021 e da Finalíssima de 2022, Messi se despede das Copas com o título que faltava em sua carreira.
Hermanos entram para a galeria dos maiores campeões
Com a conquista, a Argentina agora se transforma de forma isolada na quarta seleção mais vezes vencedora de Copas do Mundo, com três troféus, conquistados em 1978, 1986 e 2022. Os hermanos passam a fazer parte das quatro maiores seleções do futebol mundial ao lado do Brasil, com cinco títulos, a Alemanha e a Itália, ambos com quatro e agora Argentina com três conquistas. No ranking mundial, o futebol sul-americano chega a sua décima conquista, diminuindo a diferença para os europeus que somam 12 troféus. Lembrando que o número de vagas para as seleções da Europa disponibilizadas pela Fifa são em número maior.
Os torcedores argentinos tomaram as ruas de Buenos Aires para celebrar a conquista histórica
Em Buenos Aires, logo após o fim da disputa de pênaltis, a população tomou conta do Obelisco, ponto turístico da capital da Argentina e um dos lugares em que as pessoas se juntavam para acompanhar todas as partidas da seleção de Messi na Copa do Mundo do Catar. Também teve muita festa em Rosário, cidade natal de Lionel Messi e Angel Di María, responsáveis pelos gols da Argentina no empate em 3 a 3 no tempo normal e na prorrogação da histórica final contra a França.