O Festival de Artes URBANOCINE promove no próximo sábado (16) uma programação diversa com acesso gratuito em frente à Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte. As atividades incluem encontro percussivo, vivências, feirinha, slam, mostra cinematográfica e programação musical.
O URBANOCINE é um projeto que utiliza o cinema como ferramenta de transformação social. Com o tema “O Que se vê na Cidade”, a itinerância de 2024 propõe um debate sobre a ideia de senso comum sobre urbano e cidade, apostando em uma programação que experimenta diversos espaços e amplia o debate sobre a ocupação de locais públicos, com mostras de filmes.
Na edição de 2024, o URBANOCINE passou por Macaíba, Caicó e diversos bairros de Natal incluindo Rocas,Santos Reis, Mãe luiza e Cidade da Esperança promovendo oficinas de pintura e fotografia, além de mostra cinematográfica.
Para Gustavo Guedes, idealizador e diretor do URBANOCINE, o festival representa uma oportunidade singular de mergulhar na cultura e na essência do povo potiguar. “É uma grande satisfação realizar o URBANOCINE, um projeto que, ao longo de seus 11 anos de história, passou por diversas abordagens e experiências, mas que, em cada edição, se reinventa de forma única e sempre surpreendente. A cada nova ação, aprendemos algo novo e conseguimos nos conectar ainda mais com a alma e as particularidades do povo potiguar, algo que é fundamental para a nossa trajetória e para a evolução do festival”, declara.
A programação do evento tem início às 16h em frente à Pinacoteca onde será inaugurada a exposição “O que se vê na cidade”, fruto dos experimentos realizados durante as oficinas ao longo da edição de 2024.
No mesmo espaço, serão realizadas diversas atividades, como a Feira do Kbça, o Encontro Percussivo (com o Batuque de Mulheres, a Folia de Rua e o Grupo Baobá), além de sessões de cinema e a cerimônia de premiação dos melhores curtas-metragens, divididos em três categorias: Mostra Nacional e Mostra Potiguar.
O encerramento da programação será marcado por apresentações musicais que prometem agitar o público, com shows de Amém Ore, Slam no Mirante, Alexandre Américo e Tiquinha Rodrigues, reforçando o propósito do festival de celebrar a arte e a cultura da cidade de forma plural e inclusiva.
Com classificação etária livre, a programação do URBANOCINE também contará com acessibilidade comunicacional, incluindo tradução em LIBRAS, garantindo que o evento seja acessível a todos os públicos e reforce seu compromisso com a inclusão e diversidade.
Essa programação rica e diversificada reflete o objetivo do festival de ser um espaço de encontro e reflexão sobre a produção cultural local, ao mesmo tempo em que proporciona uma vivência artística e sensorial para todos os participantes.
O Festival URBANOCINE tem realização da Ilha Deserta, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual Câmara Cascudo de incentivo à cultura – Lei Nº 7.799, de 30 de Dezembro de 1999.
Todas as ações podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram @urbanocine e no site do projeto: https://urbanocine.com.br/